"Contos de Fadas" é uma coleção fascinante dos mais belos contos de fadas sem adaptações.
Hoje vamos falar de literatura, falar de uma das mais completas edições de contos de fadas que já li até hoje. Essa edição com apresentação de Ana Maria Machado, da editora Zahar, é bem completa.
Longe de ser cheios de encanto, ter bichinhos fofos, e belas trilhas sonoras como nos filmes animados da Disney, os contos originais que inspiraram os desenhos são mais sombrios, e tem finais diferentes dos desenhos que se popularizaram.
Compre na Amazon: https://www.amazon.com.br/Contos-fadas-Cl%C3%A1ssicos-Cinderela-Rapunzel/dp/8537802743
Ao longo de décadas, o Estúdio do Mickey Mouse, lançou os vários desenhos inspirados em contos de fadas, histórias como Brancas de Neve e os sete anões, A Bela Adormecida, e Cinderela se tornaram clássicos para crianças. Mas a Disney sempre dava um "toque" especial nessas histórias, mudando a história original, tornando mais fofa, engraçada e menos sangrenta. Nesse livro, estão as histórias originais dos contos de fadas, coletados por diferentes autores. Os contos dessa coleção são organizados por Autor, com várias ilustrações ao longo da obra, essa edição é ( quase) completa, só faltou ter mais contos, são apenas 20 contos no total. E alguns contos de fadas famosos, como O Príncipe Sapo, Aladin e a lâmpada maravilhosa (conto árabe), A Balada de Hua Mulan(poema japonês que inspirou a animação Mulan), e A Rainha da Neve de Hans Christian Andersen ( que inspirou Frozen: uma aventura congelante) ficaram de fora.
A apresentação da escritora Ana Maria Machado é uma belo convite a conhecer as histórias dos contos originais. As ilustrações são encantadoras ,com traços de ilustradores profissionais, algumas das ilustrações são raras. A edição também conta com biografias dos autores, e capa dura.
Um dos meus contos favoritos foi Chapeuzinho vermelho, que tem duas versões nessa edição,uma versão mais antiga de Charles Perrault com um final trágico, e uma mais modernizada dos irmãos Grimm, que tem um final feliz.
Os Irmãos Grimm moraram na Alemanha, e coletaram vários contos de fadas, e ficaram populares por isso. Jacob e Wilhelm Grimm deram leveza e um tom mais inocente as histórias que coletaram, embora algumas histórias coletadas por eles ainda tenham temas sombrios. Os Irmãos Grimm escreveram muitos contos ao longo de sua vida, mas nessa coleção foram incluídas apenas 5 contos deles.
Logo se nota a diferença das histórias da Disney, na história contada pelos irmãos Grimm, Branca de Neve tinha só 7 anos quando se casou com o príncipe. Além de Pedófilia, no final a Madrasta Malvada da Branca de Neve tem um fim mais medonho, ela não vai de um penhasco como no desenho. O fim dela é diferente e bem mais vingativo. Outra diferença, é que os 7 anões não tinham nomes , e o motivo do nome da Branca de Neve é revelado logo no começo da história.
Agora,os contos de Charles Perrault, são os contos mais irrelevantes da coleção, pois eu já tenho outro livro com contos desse autor, as histórias são muito mal planejadas, e muito fantasiosas, como a do Gato de Botas, por exemplo, que mostram como o personagem é sapeca e longe de ser um modelo para as crianças, o Gatos de Botas e seu senhor, Marquês de Carabá , aprontam todas e usam da esperteza para chegar ao seu objetivo. O Pequeno Polegar, não é muito diferente disso, já que o menino que tem esse nome no conto tenta roubar e até enganar as pessoas para ficar rico, além de haver um assassinato de crianças ogras no conto,por obra do Pequeno Polegar.
Esses dois contos são parecidos por isso, o Gato de Botas e o Pequeno Polegar são danados, sapecas, e usam da esperteza para conseguir o que querem, e eles conseguem no final,e alguns personagens são muito ingênuos nesses contos, como o Rei e o Mulher do Ogro, que não suspeitam de nada e entregam suas riquezas sem pensar duas vezes.
Já na história de Cinderela, é o conto com menos alterações da história conhecida, em vez de um sapatinho de cristal, Cinderela usa um sapato de vidro, e origem do nome da moça também é explicado, segundo a história, ela costumava sentar se junto as cinzas da lareira,seu nome vêm de Cinder( Borralho em inglês)+Pronome feminino Ella. Suas irmãs também costumavam apelida-lá de Gata Borralheira, o resto da história é muito semelhante a que já conhecemos, com a diferença de ser duas noites de baile em vez de uma só, e o final das irmãs de Cinderela.
Inclusive, outro conto dessa coleção é muito semelhante a Cinderela, "Pele de Asno", só que está história tem incesto,e assim como em Cinderela,que se casa com o príncipe após o sapatinho de vidro caber em seu pé, Pele de Asno também se casa com seu príncipe após seu anel caber em seu dedo, pois o anel acidentalmente ( foi acidente ou ela planejou fazer isso?)havia caído na massa do bolo que Pele de Asno preparava para o príncipe. Pele de Asno não tem um nome no conto, o apelido dela veio da pele que ela usava sob o corpo para esconder sua real identidade. Ela passa a usar essa pele( que o rei, pai dela , havia presenteado) para fugir de um casamento incestuoso com o próprio pai.
'A Bela e a Fera' é o único conto de Madame Jean Marie Leprince De Beaumont dessa coleção, a narradora é um dos pontos altos do conto,que descreve a vida de Bela(ou Belle , como ela é chamada na França, país onde Leprince viveu), uma moça ingênua e bondosa, que vê sua vida mudar quando sua família perde a fortuna que lhe pertencia, e vai morar numa casa de campo com o pai e as três irmãs, e os três irmãos. A história é parecida com a história que conhecemos, claro sem os elementos mágicos do filme da Disney, e esse conto na verdade é uma versão mais 'enxuta' de outro conto mais antigo escrito por Madame Villeneuve. Como a fera se tornou fera, não é bem explicado, só se sabe que uma bruxa o transformou em fera tempos atrás, quando ele outrora era um belo príncipe.
A Bela Adormecida dos Irmãos Grimm, é também uma versão adaptada de um conto mais antigo, de Giambattista Basile , chamado Sol,Lua e Thalia. Na versão de Basile, Thalia cai adormecida após espetar o dedo numa farpa. O príncipe estrupa Thalia ainda dormindo e ela engravida de gêmeos,seus filhos nascem e acabam sugando a farpa do dedo dela pensando estarem mamando seus seios. A bela adormecida tem muitas versões e o nome da princesa varia: Rosa de Urze,Thalia, Rosalinda, Bela. Aurora era o nome da filha de princesa na história original, nessa história, Rosa de Urze, casada com o príncipe que a salvou do feitiço vai morar no castelo de uma rainha ogra, o príncipe sai para caçar, e a Rainha ogra planeja comer a Bela adormecida e seus dois filhos, Aurora e Dia, mas eles são salvos pelo cozinheiro, que os esconde bem, o príncipe chega ao castelo e joga a rainha ogra dentro do alçapão que ela planejava matar a Bela e seus filhos, a rainha ogra morre picada por cobras venenosas e mordidas de jacaré, o príncipe salva a bela adormecida e os filhos e eles vivem felizes para sempre.
Outro conto que gostei bastante foi "A pequena Sereia" , de Hans Christian Andersen, autor de contos de fadas dinamarquês, que costumava reinvindicar a autoria de suas histórias, que eram criações de histórias que antes não existiam, baseando-se em lendas antigas. O final desse conto é bem sangrento,e trágico. Gostei das lindas descrições do autor, que fala do fundo do mar, sobre as sereias e tritões que moram lá embaixo, sobre o desejo da sereiazinha, nesse conto a pequena Sereia não tem nome, nem a Bruxa do mar, nem o príncipe...nenhum personagem tem nome.outra diferença é que a Bruxa do mar não tinha a forma de um polvo, como a Úrsula.
E depois que a sereiazinha conseguia trocar sua voz por pernas, ela passava por um sofrimento enorme ao caminhar, era como está pisando em facas e agulhas afiadas (MDS! imagine o sofrimento dela) e o final não é feliz.
João & Maria, João e o pé de feijão, e A história dos três porquinhos são meus contos favoritos dessa coleção. São histórias clássicas que você já deve ter ouvido falar. Em João & Maria, as duas crianças fofas e brincalhonas acabam sendo abandonadas pelo pai a pedido da madastra malvada e sem escrúpulos, achei engraçado a forma como os dois enganaram a bruxa para escapar dela, (a bruxa era muito boba hahaha (:)e depois fugiram da casa de doces. João e o pé de feijão é uma história bem ao estilo inglês da época que foi escrita, por Joseph Jacobs, as ilustrações tem um estilo antigo, da época que nem se usavam calças,e os homens usavam saia.
Fiquei muito encantado e feliz por ter lido essa coleção, essas histórias me fizeram dar um mergulho na minha infância, resgatando lembranças boas do passado. Quando a história acabava feliz , eu sentia um quentinho no coração. Se eu tivesse que dar uma nota de 0 a 5 desse livro, daria 4, é uma leitura agradável, interessante, você viaja até a época que a história foi escrita, na França, na Inglaterra, na Dinamarca, Alemanha. Alguns personagens são muito patéticos, fofos, ingênuos, divertidos. Enfim, adorei ler esses contos, são muito edificantes. Foi uma leitura deliciosa, que você vai gostar, alguns contos tem um tom pesado, mais a magia ainda existe, fadas , bruxas, madrastas malvadas,gatos espertos, anõezinhos,lenhadores, príncipes e princesas, ogros,lobos malvados, ursos bonzinhos, reis e rainhas, todos eles povoam esse universo fantástico dos contos de fadas.
Espero que você tenha gostado dessa postagem, deixe um comentário.Um abraço e Até Logo♡.
<script async src="https://pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js?client=ca-pub-1255662018826433"
crossorigin="anonymous"></script>
Nenhum comentário:
Postar um comentário