Poemas e a Poesia são uma forma de expressão muito linda. Vale a pena conhecer um pouco mais sobre poemas.
Poesia tem tudo haver com sentimentos, amor e afeto. Essas palavras conseguem expressar o afeto e o carinho que sentimos pelos outros, é uma forma mágica de sentir.
Desde que eu estava na 8° Série, a poesia sempre me encantou, é tão belo poder pegar um sentimento que nosso coração sentiu e colocar na forma de palavras, é como colocar uma massa de bolo numa forma, e ela vai moldando conforme assamos o bolo. Sempre gostei de poesia, os grandes poetas como Shakespeare, Carlos Drummond de Andrade, Vinícius de Moraes, Fernando Pessoa me inspiraram muito.
Escrever é como uma terapia para mim, os sentimentos vêm e eu preciso colocá-los para fora,e escrever poemas e poesia me ajudou muito. Escrevi muita poesia quando ainda estava no ensino médio,alguns colegas meus e amigos também gostavam de poesia, o que era para mim um ótimo incentivo a continuar a escrever poesia, mesmo que não fosse para ninguém, aquela poesia nunca seria publicada,mas era bom ter uma forma de expressar todos os sentimentos que meu coração sentia. Esse meu amigo e colega de escola, chamado Thallyson ( espero que ele não chegue a ler esse texto, Tatá se você algum dia ler isso, obrigado pelo incentivo que me deu cara, você é demais! Abração para você) também escrevia muita poesia, e ele mandava muito bem na poesia, acho que até melhor do que eu. Eu sempre soube que por baixo daquela pose de maloqueiro que curte animes, havia um ser com um grande coração cheio de amor e bondade. Esse meu amigo me apelidava de DiMaria( que é o nome de um jogador de futebol argentino), e nos éramos os maloqueiros da escola. Hahahahah 😂🤣
Essa é uma história engraçada da minha vida,tem várias outras loucuras que aconteceram na minha vida até aqui. Eu podia contar as outras, mas só vou contar essa porque ela tem haver com a poesia. E hoje vou escrever sobre a poesia. Então, na minha antiga escola tinha o clube dos meninos e o das meninas. O clube das meninas, elas só fofocavam, falavam de maquiagem e sobre roupas, cabelo e moda.
O dos meninos, eles falavam de futebol, videogame, hip-hop, carros e motos, e bancavam os maloqueiros nas horas vagas.
Mas esse meu amigo-colega gostava de poesia,e acho que ele foi a primeira pessoa que eu vi que gostava disso, a maioria das pessoas do meu antigo colégio não se importavam muito com escrita, isso era coisa de nerd-chato-metido-a-sabe-tudo, e ler livros então era pior ainda. Assim como todo mundo da minha classe, nessa época eu detestava os livros escolares, os livros que eram obrigatório ler para passar nas provas. Por que a maioria desses livros eram antigos e chatos. Machado de Assis, por exemplo, era um escritor que era obrigatório você ler se quisesse entender a matéria. E ninguém se animava para ler um livro chato e cheio de palavras antigas ( ainda hoje não gosto muito de Machado de Assis).
Então, quase todo mundo do meu antigo colégio gostava de Educação Física, porque eles podiam jogar futebol, basquete e vôlei. Eu era ruim nos esportes, por isso não me animava tanto com essas aulas quanto meus colegas.Cheguei a ir para a quadra, mas eu não sabia jogar, era muito ruim, e ainda tinha a timidez. Educação Física era a única matéria prática do ensino médio, antes disso, na 7 ° Série, a única matéria prática era Informática ( nessa época ainda tinha Informática). Matérias Práticas podem ser boas se você souber fazer na prática. Até aquele dia, dias assim sempre acontecem.
Eu estava todo animado quando cheguei na escola aquele dia, cada dia que passava eu estava ficando cada vez melhor nos esportes. Já me imaginava como o próximo Neymar e queria ser tão famoso quanto Cristiano Ronaldo. Eu estava entusiasmado, íamos jogar na quadra, eu e uns colegas. Era sábado, eu me lembro, você deve estar se perguntando: o que alguém vai fazer num escola num sábado? Escola não funciona no sábado? Bem ,nessa época, estava tendo um grêmio estudantil, uma coisa parecia com o Grêmio Estudantil da série Todo Mundo Odeia o Chris,assim como na série, eles iriam escolher um aluno para ser o presidente do Grêmio, que esse aluno iria representar os outros alunos, ele iria pedir melhorias para a escola. Então, eu tinha me inscrevido nesse grêmio, e naquele dia, todos os candidatos ao Grêmio tinham que ir arrumar o colégio para na segunda feira seguinte, eles anunciarem o vencedor e novo presidente do Grêmio Estudantil. Lembro que enquanto estávamos arrumando o colégio,joguei xadrez com meus colegas, e até brincamos de algumas brincadeiras, lanchamos, naveguei na internet no computador do colégio. E foi um dia legal, mais tarde, às 10 h da manhã, meus colegas e eu íamos jogar bola na quadra ao lado do colégio.
Tinha uma menina no meio dos colegas, o nome dela era Joelia, eu lá não era tão amigo da Joelia, afinal, ela era muito "machão", pro meu gosto, ela agia como um garoto. Joelia era criatura peculiar, tinha o cabelo enroladinho e curto e preto, pele clara, e era bem magrinha, era durona, gostava de futebol, e odiava maquiagem.Joelia iria jogar com agente, mas ela era uma menina bem diferente da maioria das meninas, eu até falava com ela de vez em quando, mas só para pedir um lápis emprestado ou o corretivo dela emprestado. As vezes, na Xerox, Joelia ficava junto de um bando de garotas com roupas esportivas, falando sobre esportes. Um dia, na Cantina, Joelia esbarrou em um garoto chamado Gustavo, e eles começaram a falar alto prestes a brigar enquanto todo mundo formava uma roda ao redor deles, esperando a briga começar, mas não teve briga porque o Supervisor os separou. Eu morria de medo de brigas, já tinha visto duas brigas, e fiquei horrorizado com a violência, odeio violência. Uma vez, duas meninas altas do 4° ano brigaram feio, puxando os cabelos e arranhando os braços uma da outra. Outra vez, uma menina chamada Maryslane brigou feio com o irmão dela e ficou cheia de hematomas pelo rosto e corpo.
Já estávamos na quadra e o jogo tinha começado, corri a toda velocidade atrás da bola, quase acertando um chute no gol. Eu estava me divertindo muito. Nosso placar continuava 0 a 0.No segundo tempo do jogo, Joelia me deu um esbarrão tão forte,que cai no chão duro e sólido de pedra do campo, cortes e arranhões espalhados pelo meu rosto e braço. Sai do jogo com Joelia me pedindo desculpas, eu aceitei as desculpas dela e a perdoei. Desde aquele dia parei de jogar, porque percebi que sou muito ruim nesse esporte mesmo.
Agora falando sobre Poesia, os escritores antigos me inspiraram muito, mas nenhum me inspirou tanto quanto William Shakespeare. O grande Shakespeare escreveu peças de teatro de sucesso, Romeu & Julieta, por exemplo, que é tão famosa que quase todo mundo já ouviu falar.Hamlet, Macbeth - a peça escocesa -,Otello , o mouro de Veneza, Sonho de uma noite de verão são outros sucessos escritos por Shakespeare. Seus poemas também são inspiradores.
Tenho o livro "Sonho de uma Noite de verão" de Shakespeare, é e uma história mágica, cheia de fadas e dentes, e tão bonita.Mas o que me encanta é que tem poesia nesse livro também. Em algumas partes , as fadas e duendes cantam lindas canções, canções tão poéticas.
Eu também gostava muito de Hamlet, o príncipe da Dinamarca , que fala de vingança, mas o ponto alto da peça é o momento que o personagem Hamlet fala a famosa frase filosófica : "Ser ou Não Ser? Eis a Questão!". Que é uma cena icônica ☠️. Pelo que sei, Shakespeare viveu na Inglaterra, muito tempo atrás, e a sua última peça escrita foi não menos "A Tempestade", também tenho essa obra. Mas confesso que as versões originais não são muito atraentes,afinal foram escritas há muito tempo, e no formato de peça de teatro. Onde só tem as falas dos personagens e uma descrição da paisagem da cena. Além de ser dividido por Atos.
As poesias de Shakespeare são uma forte fonte de inspiração para mim, e até hoje suas peças são adaptadas para as mais diversas mídias, Filmes, Séries, Novelas, etc. A novela infantil A Infância de Romeu & Julieta que estreou em 2023 no Sbt , é uma reimaginação da história, onde Romeu & Julieta são crianças, e moram em São Paulo.Fernando Pessoa é outro poeta que encantou uma legião de fãs por décadas.Sua escrita apurada e seu pensamento profundo sobre a realidade e os sentimentos.
Enfim, Fernando Pessoa foi um escritor português, e fora seus poemas, eu nunca li nada dele. Então não tenho muito o que falar dele.
Esses poetas me inspiraram a escrever poesia, e enxergar a poesia de uma outra forma. Eu ainda escrevo uma poesia e outra, de vez em quando. Sei que talvez não vou conseguir publicar minhas poesias nunca, mas eu sigo acreditando porque sei que a esperança é a última que morre. E o meu amigo Tatá talvez ainda escreva poesia também, faz tanto tempo que não o vejo. Enfim ,eu podia postar uma poesia minha aqui ,mas não sei se é uma boa idéia. Vou botar um trecho( lembrando que eu não poeta profissional, tudo bem?)
" A falha me conduz ao meu acerto,
Errar para mim é um teste que eu passo todo dia
Quem nunca errou? Até os santos que são perfeitos
Já provaram desse doce prazer , e confesso não sou todo direito
Passa dia,Passa noite O Vento uiva levando pó para as terras distantes, a milhas e milhas de onde estou
Sou humano, vou falhar só assim eu sei quem sou
O amor produz frutos, flores rosáceas de paixão
O brilho do raio do sol ilumina essa escuridão
Tenho fé, sigo meu caminho para chegar onde quero
O futuro quem sabe é Deus, que cuida da minha casa com esmero
Essas doces águas contra minha pele me faz felizEsteja eu num lago,num riacho ou num chafariz".
Então, pessoas! Esse foi o meu poema, se você leu até aqui, espero que possa me dar um feedback do que você achou do meu poema, o que você acha que preciso melhorar? aceito críticas construtivas. Me fala nos comentários. E foi isso, até a próxima postagem. (: <3 😊❤️
Nenhum comentário:
Postar um comentário