Pôster do filme It Capitulo 2 Divulgação: Internet.
(Essa postagem pode conter Spoiler dos filmes)
O que você faria se você estivesse andando pela rua da sua cidade e de repente visse uma coisa assustadora como um leproso?ou então um palhaço? Você sairia correndo ou teria coragem de não fugir para bem longe? Eu acho que eu sairia correndo, porque sou muito medroso mesmo,eu só sairia correndo do leproso,do palhaço não,porque não tenho medo de palhaço, palhaços para mim são fofos e adoráveis, como o Bozo e o Patati Patatá,eles não me dão medo nenhum. Hoje vou falar do dia que eu assisti It- a Coisa. Eu já tinha ouvido falar muito desse filme, tinha umas pessoas falando que era coisa de louco. Que só quem era louco assistia um filme como esse. Eu não acho que seja de todo loucura, tem algumas loucuras sim. Mas a melhor parte é a história de amizade e lealdade que o filme nos mostra. Eu não só assisti o primeiro filme,como a continuação It Capitulo 2 de 2019. A segunda parte me chamou mais atenção, porque eu imaginava que seria mais fiel ao livro que deu origem aos filmes, e essa segunda parte foi sim, um pouco mais fiel,mas também mudou muita coisa, porque o livro tem coisas muito subjetivas que não dava para fazer na tela do cinema. Então, eles teriam que mudar certas cenas e até o final,e essas mudanças junto com a falta de terror no filme foram o que tornaram o filme bem inferior ao primeiro na minha opinião.
Tanto It a Coisa quanto It capítulo 2, são inspirados no livro It A Coisa de Stephen King.O livro é bem antigo,foi escrito na década de 80 ou 90 se não me engano. Além de antigo,ele é enorme, têm umas 1.100 páginas, e é um dos maiores livros escritos por Stephen King. O livro inclusive já havia inspirado uma série na década de 90. A série têm uns efeitos bem ruins e um estilo bem amador, porque foi feita muito tempo atrás,naquela época ainda não havia toda a tecnologia que os grandes estúdios de cinema usam hoje em dia. Aqui no Brasil,o livro foi relançado com uma nova capa e nova tradução por causa do sucesso do filme de mesmo nome.
Capa do livro It A Coisa de Stephen King que serviu de inspiração para os filmes. Divulgação/ Internet.
Vamos lá, então. A história do filme segue um grupo de garotos que moram numa cidade fictícia chamada Derry, no Maine. Eles são 7 amigos que estudam na mesma escola, e como todos eles são perseguidos pelos valentões da escola, e são considerados um bando de perdedores, eles ficaram conhecidos como Clube dos Otários ou Clube dos Perdedores, ou ainda Losers. Bill Denbrough é o líder do grupo, ele é uma menino gago e que tem um irmão menor, George , que morreu atacado por um palhaço enquanto brincava com seu barquinho de papel na rua. Ben é um garoto gordo que sofre perseguição dos valentões por ser gordo, ele tem uma paixão por Beverly Marsh, a única menina do grupo, Beverly é uma menina que foi abusada e agredida pelo pai, ela é constantemente humilhada pelas outras meninas. Stanley Uris é um menino judeu que se mudou a pouco tempo para Derry. Eddie é um garoto que acha que têm asma, e por isso usa uma bombinha contra asma, mas ele não é doente de verdade, tudo não passa de invenção da sua mãe superprotetora. Ricthie é o engraçadinho do grupo, que vive aprontando artimanhas. Mike é negro e teve que passar por humilhações no passado com sua família. Assim, todos os 7 amigos passam a ser atacados por monstros e criaturas sobrenaturais, Eddie , por exemplo, é atacado por um leproso quando passa perto de uma casa abandonada, que é assombrada. Leproso do filme It A Coisa(2017) Divulgação: Internet.
Juntos, esses 7 amigos começam a investigar as mortes misteriosas e os ataques que estão acontecendo na cidade. Cada um deles é atacado por uma criatura diferente, mas todos tem em comum, ver a aparição de um palhaço. Os valentões da escola são liderados por Henry Bowers, um garoto briguento e que odeia o clube dos Otários. Henry tem a ajuda de outros amigos valentões, Patrick Hocksteter, um pequeno psicopata, que faz umas loucuras ao longo do livro, mas que no filme não foi tão psicopata assim. O primeiro filme se passa em 1958, quando os Losers ainda eram crianças, como eu já li o livro, achei interessante faz uma comparação entre o filme e o livro. O que mudou na história? O filme It A coisa não é muito fiel ao livro, tem muitas coisas que foram mudadas,no livro as duas histórias, dos Perdedores crianças e adultos é contada alternadamente.Os Capítulos do livro se passam ora em 1958 ora em 1985, dá para notar a diferença de idade entre os personagens, que quando estão adultos agem com mais maturidade e responsabilidade, enquanto que quando crianças, eles só querem brincar e ser crianças.
O clube dos Perdedores do filme It A Coisa(2017).
Um dos pontos fortes do filme e do livro, que eu mais gosto é a força da amizade, da lealdade e do companheirismo, que são bem representados nos Losers, sem a união e a empatia, eles não conseguiriam derrotar a coisa, então essa coisa, para mim não é o ponto alto do filme, ela só é uma coisa que serve para fortalecer a amizade deles e torná-los mais unidos. O que realmente encanta é essa mensagem, que a amizade verdadeira e o amor suportam todas as coisas, não importa o que seja. Os atores escolhidos para dar vida aos personagens são ótimos na minha opinião, só que por serem ainda muito crianças, a atuação de alguns deles pode deixar a desejar.
Elenco do Clube dos Perdedores de It A Coisa, Da esquerda para a Direita: Mike (Chosen Jacobs), Stanley Uris (Wyatt Oleff), Beverly Marsh (Sophia Lilis), Bill Denbrough (Jaeden Martell), Ricthie Tozier (Finn Wolfhard), Eddie (Jack Dylan Grazer), Ben (Jeremy Ray Taylor).
Algumas cenas mais pesadas do livro foram cortadas do filme, vou falar dessas cenas agora. Todas elas envolvem Patrick Hocksteter, o valentão psicopata, as cenas cortadas são as seguintes: Cena da Geladeira no Ferro velho: no livro de Stephen King, lançado em 1987, Patrick era um verdadeiro delinquente juvenil. Ele chegou a sequestrar todos os gatos e cachorros da sua vizinhança, as pessoas que moravam lá notaram o sumiço dos bichos, mas não suspeitaram onde eles estavam. Patrick costumava ir a um lixão ou ferro velho que havia ali. Lá no meio de todo aquele lixo, tinha uma geladeira onde ele trancava os pobres animais até que eles morressem sufocados e asfixiados.
Cena de boquete com Henry Bowers: Outra cena que não foi para o filme, foi uma cena onde Patrick demostra desejos homossexuais para seu amigo. Patrick ia para o lixão/ferro velho mexer na geladeira. Patrick adorava botar fogo nas coisas que via pela frente com um esqueiro e um aerossol, ele era um piromániaco. Numa das cenas em questão, Patrick e Henry Bowers estavam no ferro velho colocando fogo nas coisas. E a Beverly Marsh que estava escondida ali no ferro velho viu tudo. A menina viu Henry Bowers e Patrick estavam pelados e estavam colocando fogo no próprio peido deles. Foi então que Patrick pediu para Henry por o pênis na boca dele, Henry é claro, não concordou em fazer isso, dizendo que era coisa de "veado". Cena do assassinato de um bebê: Mais uma cena pesada que não foi pro filme, Patrick era o único filho de seus pais até então, até que sua mãe engravidou e ia ter uma menina,Patrick ficou com ciúmes da bebê,pois os pais gostariam mais da bebê do que dele. Então,ele resolveu fazer outra loucura,sua mãe tinha dado a luz a bebê há pouco tempo. Um dia, estava nevando muito, e Patrick estava voltando para casa com suas botas cheias de neve. Ele chegou em casa e notou que não tinha ninguém em casa, seus pais haviam saído,Patrick caminhou com suas botas sujas de neve, sujando a sala e o corredor. Quando chegou no quarto da bebê, ela estava dormindo num berço, Patrick se aproximou dele e começou a colocar o cobertor cobrindo o nariz e a boca da bebezinha, assim ele colocou o cobertor no rosto dela, sufocando ela até morrer. Horas depois, quando os pais chegaram em casa, viram que a bebê estava morta.Eles chamaram a polícia, que começou a investigar o que tinha acontecido. O pai de Patrick notou as marcas de pegadas das botas de Patrick pela sala e no quarto da bebê. Ele descobriu que Patrick havia matado a irmã, mas ele não falou nada para a polícia.
Pois é, essas são as cenas do livro que não foram para o filme It A Coisa (2017). Agora vou falar o que achei desse filme, bem.. É um filme mediano, tem umas cenas diferentes que não estavam no livro, as vezes, o filme chega a ser engraçado, mas não assustador. Nenhum dos monstros que apareceu no filme me deu medo, nem o palhaço Pennywise. A melhor coisa do filme são os Otários, os monstros e o palhaço não são grande coisa. O final do filme também é imprevisível, eu não esperava esse final, já que não tinha isso no livro. Achei fofinho a aparição do irmão do Bill no final, o George. Aquele menino que aparece no pôster do filme, então, eu entendi o porquê dele estar no pôster. Esse pôster aqui :
Pôster do filme It A Coisa(2017). Divulgação: Internet.
Bem, na minha opinião, o filme It A Coisa(2017) é bem melhor que It Capitulo 2(2019). Agora vou falar da sequência, o Capítulo 2. Na mesma cidade fictícia de Derry, o filme começa mostrando o assassinato de Adrian Mellon, seguindo a mesma linha do livro, com alterações, no filme Adrian e Don estão num parque de diversões, enquanto no livro, eles estavam num festival de comemoração de Derry. Adrian é gay, e junto com seu namorado, Don Hagarty, ele é atacado por um grupo de homofóbicos. Adrian é espancado junto com Don, depois de matarem Adrian, os assassinos jogam seu corpo de cima da ponte e fogem. Don vai em busca do corpo de Adrian, descendo embaixo da ponte, logo ele vê um palhaço com olhos brilhando e segurando o corpo de Adrian, o monstro arranca o coração de Adrian com seus dentes pontiagudos.
Adrian Mellon( Xavier Dolan) e Don Hagarty( Taylor Frey)
Palhaço Pennywise (Interpretado por Bill Skarsgärd) Em seguida, Don vê um monte de balões vermelhos embaixo da ponte. O filme não mostra o que aconteceu com as pessoas que mataram Adrian, já o livro mostra, eles vão parar no tribunal e são julgados pelo assassinato e até chegam a mencionar que viram o palhaço, depois de julgados eles vão para a cadeia. Já no filme acontece algo diferente,depois de um tempo,que a polícia ainda investiga o caso, Mike Hanlon, um dos Losers fica sabendo do ocorrido e vai até a cena do crime. Logo depois, ele avisa para os outros Perdedores que 'A Coisa' voltou. O 2° filme se passa 27 anos após os eventos do primeiro filme, e os Perdedores(aquelas crianças do primeiro filme) agora já são adultos. Na verdade, no livro não é Mike quem avisa aos Losers que a coisa voltou , é Stanley. Cada um dos 7 amigos seguiu uma vida diferente, alguns já se casaram, e moram em outras cidades.
O Clube dos Perdedores adulto de It Capitulo 2. Da Esquerda para a Direita: Ritchie (Bill Hader), Beverly (Jéssica Chastain), Bill (James McAvoy), Eddie (James Ransone), Mike (Isaiah Mustafá),e Ben (Jay Ryan), Stanley Uris (Andy Bean) está ausente. Assim que ouvem o chamado de Mike, eles voltam para Derry. Depois de ser atacado por Pennywise, o palhaço que eles chamam de 'A Coisa', Stanley Uris que era o judeu, comete suicídio, dentro de uma banheira com água, cortando os pulsos e o pescoço. Os monstros e criaturas monstruosas começam a aparecer assim que os Perdedores voltam para Derry.
É interessante notar que cada um dos Perdedores tem um algo que ainda o atormenta desde a infância. Bill que é o líder do grupo,por exemplo, ainda é atormentado pela culpa da morte do irmão,George. Agora ele é um cineasta,casado com Audra. Beverly que era atormentada pela agressividade do pai quando criança, agora é casado com um marido abusivo que vive batendo nela. Eu podia falar de cada um deles individualmente e sobre os medos deles, mas assim eu perderia muito tempo nesses detalhes. Então vou falar só o que é mais importante na história.
O filme tem alguns flashbacks do passado, mostrando quando eles eram crianças, esses flashbacks não estão no 1° filme. Mas se encaixam na história perfeitamente. Depois de pesquisar muito, Mike e Bill descobrem a chave para derrotar 'A Coisa'. A coisa mora embaixo da cidade,nos esgotos. E pode assumir qualquer forma que quiser, já que ela é metamorfa e hermafrodita, ou seja, ela têm os dois sexos ao mesmo tempo. Por meio de uma visão, Mike e Bill descobrem que A Coisa veio do espaço,que ela caiu na terra há bilhões de anos atrás. A coisas se alimenta principalmente do medo das pessoas, e costuma aparecer na forma do palhaço Pennywise,para suas vítimas favoritas: as crianças.Mas então porque o palhaço do filme têm aquelas duas listras nas bochechas e nos olhos?? No filme tem uma cena que mostra como surgiu as listras, fazem parte da maquiagem de palhaço dele e foram feitas com Sangue.
Palhaço Pennywise (Bill Skarsgärd) do filme It Capítulo 2
Divulgação: Internet. Então, muito bizarro essa explicação da origem da Coisa, mas essa explicação veio do livro que inspirou o filme. Na visão que Mike e Bill têm ainda revela que os primeiros índios que moravam em Derry, na época que A Coisa caiu na terra, descobriram uma forma de derrotar a criatura: O ritual do Chüd.
(O texto abaixo pode conter Spoiler do filme It Capítulo 2)
O Ritual do Chüd no livro de Stephen King era só contar piadas, morder a língua e fazer a criatura rir das piadas. Já no filme, eles usavam um amuleto para aprisionar as Deadlights(Luzes da Morre), que são a forma de luz da Coisa, e as luzes da morte são imortais, enquanto o corpo físico da criatura era mortal. A forma original da coisa era uma aranha gigante, e seu inimigo natural era a tartaruga Maturin, que nesse universo fictícia,criou todas as coisas.
Sabendo disso, Bill e os Perdedores resolvem entrar na casa mal assombrada, eles são atacados pela cabeça do Stanley com pernas de aranha que sai de uma velha geladeira abandonada, além disso, Ben senti como se uma faca invisível corta-se algumas palavras em sua barriga, olhando no espelho, ele e Beverly vêem o palhaço Pennywise cortando a barriga de Ben, mas ele está invisível, eles quebram o espelho. Fazendo o palhaço desaparecer.
Cabeça de Stanley Uris (Andy Bean/Wyatt Oleff) no filme It Capítulo 2. Imagem: Internet.
Na minha opinião, a cena da cabeça do Stanley foi a mais ridícula e engraçada do filme, essa cena era diferente no livro, a cabeça do Stan aparecia na geladeira manchada de sangue, e não tinha pernas de aranha nem atacava os Otários. Acho que faltou criatividade dos roteiristas, já que o palhaço pennywise que iria aparecer depois também seria um híbrido, metade aranha e metade palhaço. Outra cena memorável desse filme, é a da casa dos espelhos, Sean era um menino que gostava de andar de skate pela cidade e acabou conhecendo o Bill, em uma cena o Bill vai ao parque de diversões e entra na casa dos espelhos, procurando Sean que se perdeu lá dentro do brinquedo. Bill consegue achar Sean, mas eles estão separados apenas por um espelho. Logo o palhaço Pennywise aparece num vidro atrás de Sean com a língua grudada no vidro, o que chama a atenção na cena é o tamanho da língua do palhaço que está enorme. Logo Pennywise começa a bater a cabeça no vidro para quebra-ló e engolir Sean, o menino é claro começa a chorar e gritar de medo, enquanto Bill tenta inutilmente quebrar o vidro que separa os dois, Pennywise está quase quebrando o vidro e abre um sorriso horroroso,ele dá uma última cabeçada quebrando o vidro e engolindo o menino de uma vez só. Bill fica em choque e e aí que ele vai imediatamente até a casa mal-assombrada. Palhaço Pennywise em cena do filme It Capítulo 2 Divulgação: Internet.
It Capítulo 2 têm umas sequências mais pesadas e feias do que seu antecessor, mas nada que chegue a dar medo. O palhaço Pennywise é um personagem icônico dos filmes de terror,a cena da casa dos espelhos é icônica. Mas não teve muitas referências a outras obras.
No primeiro filme têm até uma referência a série It-uma obra prima do medo(1990), numa cena em que o palhaço da série aparece dentro de um quarto. Na cena em questão, Ricthie vai parar dentro do quarto cheio de bonecos de palhaços nas paredes, e dá para ver o palhaço icônico da série no meio deles.
O segundo filme não seguiu a linha do livro, já que aqui os perdedores chegam aos esgotos através da casa mal-assombrada, e dos esgotos eles vão ao covil do maligno palhaço. Uma caverna subterrânea, onde eles usam o amuleto trazido por Mike. Mike diz a eles que cada um deve pôr no amuleto um objeto que tenha um grande valor sentimental para eles. Assim, eles conseguem aprisionar as Luzes da Morte no amuleto. Não havia amuleto no livro.
Outra diferença do livro, é que a luta deles no filme é física, enquanto no livro era mental, dentro da mente da criatura. Em seguida, tem a cena mais assustadora desse filme todo, quando vi essa cena no trailer do filme, achei realmente bem assustadora. Um balão enorme sai do amuleto e explore, e o palhaço Pennywise aparece atrás de umas rochas pontiagudas, sem revelar seu rosto. Mas dá para ver um olho escuro e feio atrás da rocha e os dedos.
Essa cena é a mais assustadora do filme todo, já que o filme não é tão assustador. Mas órbitas vázias e escuras me dão pavor, essa cena icônica do filme me fez lembrar do pôster de Annabelle 2: A criação do mal, em que a boneca também aparece com os olhos negros e as órbitas vázias. Voltando a It Capítulo 2, esse filme têm muito mais CGI do que o primeiro, têm cenas quase toda feitas com computação gráfica, nas cenas da caverna subterrânea eles usaram muito CGI.
Pennywise lança as luzes da Morte para o ponto mais alto da caverna. Logo, ele revela sua forma, da cintura para cima, ele é um palhaço com braços de Aranha, embaixo ele tem patas de aranha gigante. É um híbrido, Palhaço-Aranha gigante. Ele começa a perseguir os Otários que se escondem dentro de um buraco na rocha. Cada um deles vai parar num lugar diferente, e vão ter que enfrentar seus maiores medos para conseguir derrotar A Coisa. Após enfrentarem seus medos, eles voltam a caverna e se escondem, tentando fugir. Mas são cercados pela A Coisa, Mike então diz que a fraqueza d'A Coisa é eles não demonstrarem medo dele. Logo, os 6 amigos começam a demonstrar que não tem medo de Pennywise.
A coisa vai se enfraquecendo e secando até ficar pequeno e flácido, ele se arrasta até o local onde caiu na terra, enquanto é cercado pelos Otários. Cena da morte da Coisa, em It Capítulo 2 (2019) Reprodução: Internet.
Obviamente, esse cena não têm no livro,porque não foi assim que eles derrotaram A coisa, na verdade, Bill derrotou A Coisa mentalmente com ajuda da tartaruga Maturin, depois ele acabou conseguindo entrar no corpo da Coisa sem se machucar (não sei como), e assim que encontrou o coração da coisa, ele espremeu até mata-lá de uma vez. A aranha gigante então explodiu em partes, e Bill conseguiu sair de dentro dela são e salvo. Foi assim que os Perdedores derrotaram A coisa no livro. De acordo com o livro, não ter medo da Coisa não teria nenhum efeito sobre ela. Mas no filme eles fizeram dessa forma.
Depois de cercarem A Coisa enfraquecida, ela se transformou num bebê alienígena? colado a rocha. Não entendo porque ele assumiu a forma de bebê. Mas acho que é uma referência a ele ter nascido ali, porque ele caiu na terra naquele ponto. Ou A Coisa fez isso para que eles tivessem pena dele e não o machucassem. Bill então arrancou o coração da Coisa , e junto com os outros Perdedores, espremeram o coração até destrui-lo, matando A Coisa. A caverna começou a desmoronar depois da morte da Coisa, e as Luzes da Morte escaparam para o espaço. Bill, Ben ,Beverly, Ritchie,Eddie e Mike saem da caverna e banham-se num rio. Depois, cada um deles volta para sua vida normal, e Derry voltou a ser uma cidade segura , e o filme termina. Pennywise bebê na cena da morte da Coisa.Reprodução: Internet.
Agora, vou falar o que achei dos dois filmes, bem... Os filmes são engraçados, tem umas raras cenas que dão medo, os efeitos especiais são muito bem feito, gosto mais do filme It A Coisa de 2017, porque gostei mais de ver os personagens quando crianças, tem umas cenas muito icônicas. A sequência não é tão boa, porque mostra os personagens já adulto, então é um sequência mais madura, e que tem muito CGI, mas não chega a ser tão divertido de assistir quanto o primeiro. Achei a experiência de assistir o 1° filme melhor. Principalmente, porque no segundo filme, eles já são adultos, são muito ocupados e não tem tempo para ficar se assustando com palhaços. Isso é mais para criança. O segundo filme também teve muitas cenas grotescas e feias, que só são feias visualmente, mas não são assustadoras. O 1° filme é o melhor na minha opinião, e não é tão assustador, é engraçado e ridículo as vezes.
Então, espero que você tenha gostado dessa resenha, aqui estão minhas sinceras opiniões sobre os filmes, dei muitos Spoilers também, revelando muita coisa que não era para falar nem mostrar, mas enfim, se você gostou deixe um comentário. Até Logo <3
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário