quinta-feira, 31 de agosto de 2023

Aladdin (2019) 🧞 Filme X Livro


Pôster do filme Aladdin (2019)( Foto: Reprodução).
Finalmente,vou falar de um dos filmes mais fascinantes que eu já assisti até agora. O filme remake Aladdin de 2019, com Will Smith. Resolvi fazer uma comparação entre o filme e o livro que inspirou o filme, esse filme na verdade é um remake da animação lançada em 1992. 
Pôster da animação Aladdin lançada em 1992. (Foto: Reprodução)
Tanto a animação quanto o esse filme, foram vagamente baseados num conto árabe, do livro As Mil & Uma Noites, o conto se chama Aladdin e a Lâmpada Maravilhosa. As mil e uma noite é uma coleção de fascinantes histórias inventadas e mantidas na tradição oral pelos povos de regiões da Pérsia e da Índia. É uma obra muito antiga, que é famosa no mundo dos árabes, a primeira versão em língua Ocidental é de 1704 foi para o francês feita por Antoine Galland, que partiu de um texto sírio do século XIV (14), a tradução dele é a mais conhecida, e se popularizou, têm outras traduções também, que não são tão famosas. 
Capa do livro As Mil e uma Noites, com tradução de Ferreira Gullar(2010) (Foto: Reprodução).

Logo, a obra conta a história de um rei sultão da Índia, chamado Shariar e seu irmão Shazenan, Shariar descobre uma traição de sua esposa, e resolve mata-lá, logo depois, para não ser traído novamente como sua esposa fez, o sultão coloca uma lei : ele se casará com uma nova moça a cada dia, e no amanhecer do dia seguinte ela morrerá. A filha de um dos servos do sultão, chamada Sherazade, resolve tentar acabar com a maldição, e ela se propõe a casar-se com o sultão, e no anoitecer, ela começa a contar narrativas fascinantes para o sultão, parando sempre a narrativa no melhor ponto. O sultão desejando saber o fim da história, permite que Sherazade sobreviva mais um dia para lhe contar a história. Assim se passaram 1001 noites, e Shariar desiste de sua vingança, e permite que Sherazade viva com ele para sempre. Acabando com a lei de matar as esposas ao amanhecer. Sherazade contou várias histórias ao longo dessas 1001 noites.
Ilustração do Sultão Shariar e Sherazade.
(Foto: Reprodução).
Alguns dos personagens mais famosos dessa obra, são Simbad, O Marujo, Aladdin e Ali Babá. Um coisa que me incomodou, foi a linguagem que parece ser aquelas bem antigas, dos tempos antigos, a obra é muito antiga, e acho que o tradutor quis passar o espírito original da obra.

Mas a história de Aladdin é uma das últimas que a Sherazade contou á Shariar, e ela é bem diferente do filme. Falando do filme, abaixo têm um trailer do filme, para vocês terem uma idéia de como o filme é.

(Reprodução: Internet).
Um dos grandes destaques do filme, é o ator Will Smith interpretando o Gênio, conhecido por fazer a série Um Maluco no Pedaço, além de ser um filme luxuoso, bem feito e com uma fotografia maravilhosa. 
Ator Will Smith que faz o Gênio no filme Aladdin (2019) ( Reprodução/ Internet).

Os Protagonistas são outro destaque do filme, que com certeza é um dos melhores live actions que a Disney já fez, junto com Cinderela. o ator Mena Massoud, que faz o protagonista foi uma boa escolha, ele têm uma atuação ótimo, mas confesso que preferia outro ator para fazer o papel, queria o ator Cris Evans no papel. Mas a Disney escalou esse ator, e ele não decepcionou na atuação e arrasou nas músicas. 
Mena Massoud (Aladdin) e Naomi Scott( Jasmine).
(Reprodução/ Internet)

A Jasmine é outro destaque, a atriz Naomi Scott que deu vida a personagem, arrasou nos vestidos da princesa e na atuação, mas eu também esperava outra atriz para o papel, a atriz Alexandra Dadaria. Mas a Naomi deu conta do papel, e entregou tudo com aqueles vestidos maravilhosos.

O filme é muito bonito visualmente, os figurinos e as cenas, as músicas não são tão boas como poderiam ser. Têm umas cenas eletrizantes, que visualmente impressionam muito.

Já o vilão, o mago Jafar, interpretado pelo ator Marwan Kenzari, entregou uma atuação caprichada, mas o visual e a aparência do vilão se distanciou muito da animação, Jafar tinha uma aparência mais velha e magra na animação, semelhante a um velhinho raquítico.
Foto Montagem, comparando os personagens da animação com o filme (Reprodução/Internet).

Já nessa versão, ele é mais jovem, quase da mesma idade do protagonista, e achei que o ator têm cara de executivo. Jafar ficou com uma cara de empresário, e aquela aparência de velho sábio da animação desapareceu.
 O personagem ficou com uma cara mais jovem, e passa uma vibe bem diferente do vilão da animação.
O Mago Jafar(Marwan Kenzari) do filme Aladdin (Reprodução/ Internet).

O filme, assim como a animação de 1992, é vagamente baseada no conto árabe Aladdin e a Lâmpada Maravilhosa  do livro As Mil e Uma Noites. Agora vamos falar das diferenças do conto para o filme. No conto, que se passa na China, e não na Índia. Mustafá era um velho humilde sapateiro, que tinha um filho chamado Aladin, que era um rebelde e que vivia vadiando nas ruas em vez de procurar trabalho. Até que Mustafá morre, e um dia, um Mago Africano chega na cidade em busca da caverna das maravilhas. O Mago não têm nome, ele corresponde ao Jafar, consultando suas artes mágicas, ele descobre que apenas uma pessoa pode acessar a caverna das maravilhas. É justamente Aladin, o mago logo começa a falar com o menino, se passando por seu tio,a mãe dele também fica sabendo do mago. Mas o estranho é que nenhum deles suspeita de nada? Como eles não sabiam quem era o irmãos de Mustafá. O Mago leva o menino até os armazéns e compra as melhores roupas para ele, e diz que vai ajudá-lo em troca de um favor.


No filme, a família de Aladdin não é mostrada, ele era um dançarino de rua que tinha um macaco de estimação, Abu. Jafar não se passa por tio dele, mas sim por um velho querendo pegar a lâmpada.
O mago leva o menino até o sopé de uma montanha, e lhe dá um anel mágico como presente, ele bate no pé da montanha e uma caverna se abre, a caverna está lotada de tesouros e inclusive artefatos mágicos, Jafar deseja pegar a lâmpada maravilhosa. Mas o menino descobre sua artimanha, e o mago fecha a caverna e foge para a África, deixando o rapaz aprisionado. Logo depois , Aladdin encontra a lâmpada , esfregando ela por achar que está suja, em seguida, o Gênio sai da lâmpada, e lhe concede desejos, ele escapa com ajuda do gênio da lâmpada e volta para casa, onde mostra a lâmpada para sua mãe , ele pede e o gênio providencia comida para ele.🧞
Cena da animação Aladdin(1992) em que o Gênio sai da lâmpada mágica ( Reprodução/ Internet).

Ilustração do Gênio do Anel do conto Aladin e a Lâmpada Maravilhosa ( Reprodução/ Internet).

Mas diferente do filme, o mago não tenta mata-ló com uma faca e nem têm nenhum menção ao tapete mágico, outra diferença é que no conto, têm dois gênios, o gênio do anel ( que é mais fraco) e o gênio da lâmpada( que é mais forte). O anel foi dado Aladin pelo Mago Africano como presente, antes dele entrar na caverna. A lâmpada mágica estava na caverna. Assim como no filme, ele pede ao Gênio que o transforme num príncipe Indiano, e assim ele vai ao palácio do Sultão e pede a mão da princesa Jasmine ( no conto ela se chamava Badrulbudur, e era a mãe de Aladin quem ia ao palácio do Sultão pedir a mão da princesa e não ele), o rei sultão não concede porque ele já havia prometido a outro homem de sua corte (o filho do Grão-vizir)a mão dela e dá o prazo de três meses para responder.
Cena da animação Aladdin (1992) mostrando Aladdin ou Principe Ali e a princesa Jasmine
( Reprodução/ Internet).

 O sultão não estava enfeitiçado pelo Mago Jafar como no filme, o mago na verdade nunca quis se casar com a princesa. Ele continuava na África, bem longe dali. O rapaz então pega a lâmpada mágica e chama o Gênio, pede a ele que transporte o leito onde a princesa e o seu marido dormem para sua casa. Ele trancou o marido na privada, logo ele foi se deitar com a princesa e lhe falou com tanto amor que ela estava se apaixonando por ele. No dia seguinte, a cama do casal voltou ao palácio com eles. Ela contou a sultana o que aconteceu. No noite seguinte, a mesma coisa aconteceu. Na manhã seguinte, a princesa pediu para anularem o casamento dela com o filho do grão-vizir, o pai concebeu. Claro que no filme isso não aconteceu, o Mago Jafar tentou matar Aladin durante a noite no castelo, jogando-o ao mar preso numa âncora enquanto ele estava dormindo. Ele conseguiu se libertar e com ajuda do gênio da lâmpada sair daquela situação são e salvo. 
No conto, o Sultão exigiu uma riqueza como pagamento pelo casamento, e ele providenciou com ajuda do Gênio. Assim , celebrou- se o casamento de Aladin com a princesa.Mas a história não acaba aí.
O Mago Africano resolveu voltar da África em busca da lâmpada mágica, e assim que chegou soube que Aladdin estava vivo e casará com a princesa e morava no palácio.

Nesse ponto o conto é muito diferente do filme. Já que não acaba com o casamento dos dois.
O Mago então se disfarçou de vendedor de lâmpadas velhas, e chegando no palácio num dia que Aladin tinha saído. Disse a princesa se ela desejava trocar a lâmpada mágica por uma velha, a princesa não sabia que a lâmpada era mágica e trocou. Logo que o Mago pôs as mãos na lâmpada, ele pediu ao Gênio para transportar o palácio com a princesa para a África.
No filme, Jafar roubou a lâmpada do quarto de Aladdin com ajuda do papagaio Yago, e baniu Aladdin para uma terra distante. Mas ele conseguiu voltar com ajuda do tapete mágico. 
Aladdin ( Mena Massoud) e Jafar ( Marwan Kenzari) em cena do filme Aladdin(2019)( Reprodução/ Internet).
Conto: Assim que Aladdin volta e descobre que o palácio sumiu junto com a princesa, ele pede ajuda do Gênio do Anel, que lhe mostra onde o palácio está: na África. Ele viaja para lá e assim que vê a princesa, bola um plano para se livrar do Mago,ele pede a ela para colocar um veneno na bebida do Mago. Assim, na hora do almoço, o Mago morre envenenado. Aladin recupera a lâmpada e faz o gênio leva-los de volta para a China com o Palácio.
Filme:Assim que retorna, Aladdin vê o mago Jafar obrigando a princesa Jasmine a servi-lo. Logo ele invade o palácio e desafia o Mago para uma luta. O mago pega a lâmpada mágica e pede ao Gênio para transformá-lo numa cobra Gigante. Aladdin engana Jafar e diz que o Gênio é o ser mais poderoso, fazendo Jafar virar Gênio. Assim, Aladdin esfrega a lâmpada mágica que suga o Gênio Jafar para dentro dela, e ele fica preso na lâmpada. Aladdin liberta a princesa e se casa com ela, libertando o Gênio da lâmpada. Assim, Jafar fica preso na lâmpada e eles vivem felizes para sempre.

No Conto, Jafar tinha um irmão que queria vingar sua morte. ( Reprodução/ Internet).

No conto ainda têm outra história depois que eles voltam para a China, o irmão do Mago chega a China com um plano de vingança contra Aladdin por ter matado o irmão dele. Ele se disfarça de moça e fica amigo da princesa, planejando matar tanto a princesa quanto Aladdin, mas o Gênio revela a trama do irmão do Mago, e Aladdin mata o irmão do Mago a facadas antes que ele mate alguém. Assim, ele explica para a princesa o que aconteceu e eles vivem felizes para sempre em paz.
Uma curiosidade, o final do filme é vagamente baseado em outro conto do livro As Mil e uma noites, o conto O Pescador e o Gênio ,no qual um pescador engana um Gênio prendendo-o na lâmpada mágica.

A animação Aladdin de 1992, teve duas sequências, uma delas chamada Aladdin e os 40 ladrões, é uma alusão ao conto Ali Babá e os quarenta ladrões do livro As Mil e Uma Noites.
Pôster do filme destacando os personagens, da esquerda para a Direita: Jafar, Gênio, Aladdin, Jasmine e a serva dela. ( Reprodução/ Internet).

Eu gostei muito do filme, ele é esteticamente bonito, com atuações maravilhosas, uma fotografia perfeita, canções originais lindas de ouvir, elenco de peso com Will Smith e Mena Massoud, alguns dos animais feitos em CGI ficaram lindos, como o tigre da Jasmine, o macaco do Aladdin e o papagaio do Jafar. É um filme muito bem trabalhado, semelhante a outros como Cinderela. Vale a pena assistir.

Esse foi o post de hoje, um beijo e até logo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário