sexta-feira, 7 de junho de 2024

E Se fosse Agente - Becky Albernalli & Adam Silvera

Capa do livro "E Se Fosse Agente" (Reprodução/Internet).

 Estou lendo uma história tão fofa e divertida,  um romance bem clichê e fantasioso. E se Fosse Agente? que foi escrito pela dupla de autores Becky  Albertalli e Adam Silvera, a editora intrínseca trouxe essa bela história cativante para seus leitores, os capítulos do livro são narrados por dois personagens, Arthur e Ben. Logo nas primeiras páginas, conhecemos Arthur, um garoto que trabalha como estagiário numa empresa, Arthur narra sua vida em Nova York, EUA, e como não acredita que o destino de cada um está predestinado para ser como é pelo universo, a narração do Arthur as vezes é bem complicada, ele fala o que acontece ao seu redor, mesclando com seus pensamentos e sentimentos. Arthur está voltando do trabalho, quando vê "O Garoto da Caixa", apelido que ele dá ao desconhecido. Que vai até a agência dos Correios levando caixas, Arthur é gay, e logo se cativa pela beleza do rapaz com as caixas. Os dois entram nos Correios, e acaba rolando uma conversa entre eles, mesmo ambos não sabendo o nome do outro. Ben é o "O Garoto da Caixa" que fala com Arthur, ele estava se livrando de lembranças velhas de um ex-namorado, Hudson, mandando as caixas pelo correio para ele, mas ele acaba não mandando as caixas pelo preço alto cobrado nos Correios. 

Todos nos Correios são surpreendidos por um pedido de casamento, para uma funcionária dos correios. Ben vai embora dos Correios antes de Arthur perguntar seu nome, então ele fica sem saber o nome dele, embora Ben saiba que ele se chama Arthur. Ben vai conversar com seus amigos, enquanto Arthur fala com os colegas de trabalho. O encontro imprevisível dos dois despertou o interesse de Arthur por Ben. Já que ele sabe que Ben teve um Ex-namorado, o que significa que ele também é gay. O vida dos dois é narrada separadamente, enquanto cada um se lembra da magia que foi o primeiro encontro deles.

As chances dos dois acontecer de verdade são quase impossíveis. De vez em quando, achei um pouco chato a história, porque a prosa do Arthur não é simples, ele falava coisas um pouco fantasiosas demais. Acho que a história de amor dos dois é um sonho de todo garoto gay, encontrar alguém que é bonito, interessante, e que rola química, em um lugar qualquer, como os Correios. É uma história bem clichê e romântica, Ben era Atlético, tinha um corpo mais malhado, sonho de qualquer garoto ou garota. Arthur era mais aquela pessoa que não acredita que sua vida está predestinada pelo universo, não acredita  em signos. Arthur teve muita sorte de encontrar uma pessoa como Ben de forma fácil, e ainda que fosse homossexual como ele.



Em 2021,Becky Albertalli e Adam Silvera lançaram uma continuação da história, chamado "E se agente tentasse" dando uma nova chance para a inesquecível história de amor de Ben e Arthur. O amor entre os dois passa por muitos desafios e reviravoltas, o reencontro entre os dois é incrível, agrega muito a história anterior, mais ainda sim é muito inferior quando se fala de enredo, plot-twists. Essa continuação assim como o anterior se baseou fortemente no livro "Simon vs a agenda do homo sapiens" também de Becky Albertalli que aqui no Brasil foi traduzido com o título "Com Amor, Simon" por causa do filme inspirado no livro. Não cheguei a ler a continuação, só pelas resenhas que li, já soube que a história era bem inferior a primeira.


O enredo do primeiro teve um desfecho bem marcante, já o segundo acompanha os protagonistas se reencontrando anos depois, é um livro bem clichê, que reforça a idéia de que todo amor que é de verdade dura para sempre e vence todos os obstáculos.

Tia Becky é psicóloga e conhecida por seus livros de temática LGBT, ela é mais conhecida pelo best-seller Simon vs a agenda homo sapiens, que foi adaptado para um filme com sucesso, e gerou uma série spin-off televisivo Love, Victor. Aqui no Brasil, a intrínseca já lançou alguns de seus livros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário