quarta-feira, 19 de junho de 2024

As melhores novelas infantis







Sim, eu disse que ia fazer uma lista com as  melhores novelas infantis, e aqui está ela. A maioria das novelas da lista são mexicanas porque o México é o país que mais produz novela, mas têm algumas argentinas e brasileiras que também estão na lista. 

1. Carrossel

Pôster promocional de Carrossel 1989 (imagem: internet)

Pôster promocional do remake de Carrossel de 2012 (imagem: internet)

Uma novela que fez tanto sucesso no passado, a primeira versão foi exibida em 1989 e já teve vários remakes, só para citar alguns: Viva as crianças- Carrossel 2, Carrossel das Américas, e o remake brasileiro de 2012. A primeira versão mexicana foi um remake da novela Argentina 'Jacinta Pichimahuida, a professora que não se esquece' exibida em 1966, de Abel Santa Cruz. O enredo segue a história das crianças da escola Mundial, mostrando seus dramas pessoais, intrigas e dilemas. 

2.Poucas, Poucas Pulgas

Pôster promocional de Poucas, Poucas Pulgas (imagem: internet) 

Remake da telenovela Vovó e eu produzida em 1992, o enredo segue Julian Montes, um velho casmurro que quase nunca sai de casa, ali no bairro moram também Danilo Fernadez, um menino de 12 anos e seu cachorro Tomás, além de Alejandra Lastra, uma menina de 11 anos que mora numa mansão com seus pais, que estão muito ocupados e não dão atenção a menina. Desalojam o bairro onde vivem Don Julian e Danilo, o menino será adotado por Julián e se verá obrigado a buscar trabalho na mansão dos ricos, e lá conhecerá Alejandra, e uma amizade muito forte unirá os dois.

3. Chispita

Protagonizada por Lucero, e exibida em 1982, é um remake da novela argentina Andrea Celeste de Abel Santa Cruz produzida em 1979. Em 1996, foi produzido um novo remake intitulado Luz Clarita. Isabel é uma menina muito carinhosa e carismática, e todos a apelidam de chispita. Ela vive num colégio de freiras com seu avô que é cozinheira lá, até que um dia sua vó morre e uma nova cozinheira é contratada, Lúcia, que é a verdadeira mãe da menina, mas têm amnésia devido a um acidente de carro. Isabel sonha em encontrar sua verdadeira mãe e terá que passar por vários obstáculos para encontrá-la.

4. Amigos Para Sempre

Exibida no ano 2000, Amigos Para Sempre ( estilizado como Amigos X Sempre) foi protagonizada por Belinda e Martin Ricca, o enredo se passava no colégio consevador Instituto Vidal, onde Ana e Pedro viviam muitas aventuras.

5. Pollyanna

Logótipo da telenovela (imagem: internet)



Pôster promocional de As Aventuras de Poliana (imagem: internet)

Foi a primeira telenovela infanto juvenil produzida no Brasil, exibida na extinta Rede Tupi em 1956, é uma adaptação da obra de Eleanor Porter.Em 2018 foi feito uma nova adaptação da obra intitulada As Aventuras de Poliana. O enredo segue uma menina chamada Pollyanna que vai morar na casa da sua tia após a morte dos seus pais, e ensina a todos o 'jogo do contente', uma filosofia de vida em sempre procurar o lado bom das situações ruins. Em determinado momento da história, a menina sofre um acidente de carro e perde o movimento das pernas, se recuperando gradualmente.

A Novela teve uma continuação Poliana Moça exibida entre 2022 e 2023, vagamente baseada na obra de Eleanor Porter. Visto que o parte do enredo de Pollyanna moça já havia sido adaptado em As Aventuras de Poliana.

6. Alegrifes e Rabujos

Produzida por Rosy Ocampo, e exibida em 2003, segue a história de Sofia, uma menina que mora ao lado de uma sombria mansão, onde reza a lenda um velho milionário chamado Aurélio morreu e seu espírito assombra a velha casa. Com uma madastra ciumenta e um pai ausente, Sofia e um grupo de amigos resolvem investigar a velha casa. Sofia e Afonso, um menino que é amigo dela descobrem que Aurélio não está morto, nos últimos dez anos ele têm se divertido assombrando a vizinhança. Aurélio é um homem estranho, para ele, Sofia e Afonso são um par de 'alegrifes', palavra inventada por ele para designar pessoas que desfrutam a vida e das brincadeiras e nunca perdem as esperanças. Para o estranho Aurélio, quem não é 'alegrife', é 'rabujo', outra palavra inventada por ele para designar pessoas que somente buscam as coisas materiais e cultivam a inveja e egoísmo.

7. Chiquititas

Exibida entre 1997 e 2001, Chiquititas é baseada na telenovela argentina de mesmo nome criada por Cris Morena. Teve 5 temporadas e um total de 787 capitulos. A trama segue a história de Milena, uma órfã que mora no orfanato Raio de luz, cujo proprietário é José Ricardo. Milena não sabe que sua verdadeira mãe é Gabriela, filha de José Ricardo que teve a filha tirada pelo pai, José Ricardo não aceitava que sua filha tivesse uma filha com um homem pobre, ele fundou o orfanato para criar a menina sem que ninguém soubesse. Gabriela perdeu a memória e não se lembra do passado, ela começa a enlouquecer devido aos remédios dados a ela pela irmã de José Ricardo, Cármen, que não quer que ela emcontre sua filha. Milena 'Mili' vive no orfanato com as outras órfãos Vivi, Tati, Ana,Bia,Cris e Pata. Além dos meninos: Mosca, Binho,e Rafa. Trabalham no orfanato também a zeladora Ernestina e o cozinheiro Chico. A vida do orfanato começa a mudar com a chegada da bondosa Carolina, uma assistente social que se apaixona pelo filho de José Ricardo, Júnior. Ao longo da trama, Miguel, o verdadeiro pai de Mili se infiltra no orfanato com o objetivo de encontrar sua filha. Enquanto, Gabriela vai começando a ficar lúcida. Mili está cada vez mais perto de encontrar seus pais. Mas Cármen fará de tudo para impedir que isso aconteça.

8. O Diário de Daniela

Protagonizada por Daniela Luján e Martin Ricca, e exibida em 1998. A trama segue as aventuras de Daniela Monroy, uma menina de dez anos que além dos amigos inseparáveis tem como aliado um diário onde ela conta suas travessuras, seus segredos, suas tristezas etc. Daniela também tem um amigo especial, um garotinho fantasma que vai ajudá-la nos momentos muito difíceis. A história desta turminha se passa no interior do teatro principal, propriedade do pai da menina, Henrique monroy. No palco ou nos bastidores eles vivem intensamente entre o real e o imaginário.

9. Patinho Feio

Pôster promocional de Patinho Feio (Imagem: internet)
Pôster destacando Paty (imagem: internet)

Telenovela argentina produzida pela Ideas del Sur, e exibida entre 2007 e 2008, tendo duas temporadas. Em 2009, foi feito um remake intitulado Atreva-se a sonhar. A trama segue a história de Patricia 'Paty', uma menina e sua mãe Cármem , um dia Paty adoece e viaja para Buenos Aires, Argentina até um hospital para passar por um tratamento, onde ela conhece Leandro Diaz, diretor do hospital e seu pai verdadeiro mas ela não sabe disso. Cármem e Leandro queriam retomar o relacionamento mas a noiva de Leandro, Blanca não deixará que eles fiquem juntos. Finalmente, Paty melhora e pode retornar a escola. Ao chegar a escola, Paty imediatamente se apaixona por Mathias, um garoto do colégio. Entretanto, logo se estabelecem rivalidades entre Paty e Antonella, filha de Blanca. Paty se une a um grupo de coreografías escolares chamado 'as Populares' enquanto Antonella se une a um grupo rival 'As Divinas'.

10. Cúmplices de um resgate

Produzida por Rosy Ocampo, e exibida em 2002 foi protagonizada por Belinda que depois foi substituída por Daniela Luján. Foi feito um remake brasileiro em 2015 protagonizado por Larissa Manoela. A trama segue as irmãs gêmeas Isabela e Manuela ( Mariana e Silvana na versão de 2002) que foram separadas no dia do seu nascimento, Isabela foi levada para viver numa mansão pela malvada Regina, que queria que seu marido Orlando acredita-se que ela era sua filha. Enquanto Manuela ficou com sua mãe biológica a modesta costureira Rebeca (ou Rosa). Isabela sonha em ser cantora, e faz parte de uma banda chamada Cúmplices de um resgate. Um dia, Isabela é levada para uma festa num povoado por sua babá Marina, onde ela vê Manuela cantando. Imediatamente, ela percebe que elas são gêmeas e têm a idéia de trocar de lugar, fazendo Manuela ir para a mansão enquanto Isabela fica no vilarejo com Rebeca. Isabela acaba escutando a verdade que Orlando e Regina não são seus pais biológicos.Algum tempo depois,Orlando morre sem deixar nenhuma fortuna para Regina e a malvada começa a obrigar Isabela a fazer o que ela deseja. Regina acaba descobrindo sobre a troca de lugares das gêmeas, e começa a fazer contantes ameaças as gêmeas. Isabela é presa num quartinho subterrâneo da mansão por Regina, os amigos dela da banda resolvem se juntar para resgatar as gêmeas da malvada Regina. No meio da confusão, Isabela é resgatada pelos seus amigos e Regina termina supostamente morta num acidente de carro. Mas o que eles não esperavam era que Regina sobreviveu ao acidente e deseja voltar para se vingar.

11. Aventuras no tempo

Pôster promocional de Aventuras no tempo (imagem: internet).

Os protagonistas Violeta (Belinda) e Ángel( Christopher Uckermann) (imagem: internet)


Protagonizada por Belinda e Christopher Uckermann, produzida por Rosy Ocampo e exibida em 2001. A trama segue Violeta Flores, uma menina que mora com seu tio, pois sua mãe faleceu logo após seu nascimento. Além do tio, Violeta fica vez ou outra com sua avó. Ángel é o namorado de Violeta, ele dá a ela um cachorro de estimação.

No começo do verão, na casa da avó Violeta descobre uma máquina do tempo que seu avô inventou, e junto com seus amigos ela viaja no tempo por diferentes épocas. Eles conhecem épocas importantes da história mexicana, Violeta testemunha seu próprio nascimento e a morte da mãe.

Mais tarde, Violeta se reencontra com seu pai que é um médico respeitado e eles traçam um plano para salvar a mãe. O pai de Violeta salva sua mãe com sucesso, levando-a para o futuro.
Horas depois, a mãe de Violeta acorda e percebe que está no futuro, e vê que sua filha era a mesma menina que a ajudou a chegar ao hospital.

12. Carinha de Anjo

Foi a antecessora de Aventuras no Tempo, Exibida entre 2000 e 2001, a telenovela é um remake de Papai coração e Mundo de Juguete. Entre 2016 a 2018, foi feito o remake brasileiro produzida por Leonor Correa. A trama se passa no internato católico Rainha da América, onde a pequena Dulce Maria de 5 anos é cuidada pelas freiras e por seu tio Gabriel que é padre. O pai dela é Luciano Larios, um homem que se apaixona por uma das freiras do internato, Cecília. A mãe da menina Angélica morreu mas ela a visita nos sonhos toda noite em uma casa de bonecas. Há também Estefânia, tia da menina que ela chama carinhosamente de Tia Perucas. Ao longo da trama, Luciano e a noviça Cecília vão fazer de tudo para ficar juntos.

Entre 2016 e 2018, foi exibido no Canal TV Zyn no YouTube, o remake da telenovela, com adaptação de Leonor Corrêa, e estrelado por Lorena Queiroz, como Dulce Maria, e contou com a atuação de uma atriz internacional, a atriz mexicana Lucero, conhecida pelas novelas mexicanas.

13. Gotinha de Amor

Foi uma das telenovelas infantis mais curtas, tendo somente 80 capítulos, e foi a antecessora de O diário de Daniela. Foi baseada na telenovela Pingo de Gente de Raymundo López produzida em 1971. A trama segue a história de Isabel apelidada de 'Belinha',uma menina encantadora que foi deixada num orfanato, pois o seu avô queria preservar o nome da família. Maria Fernanda, mãe da menina não desiste de procurá-la. Durante a procura por Belinha, Maria Fernanda conhece o humilde camelô Jesus Garcia, os dois logo se apaixonam. Maria Fernanda ainda têm esperanças de encontrar sua filha e finalmente poder se casar com o camelô Jesus Garcia.

14. Serafim

Logótipo de Serafim (imagem: internet)

Exibida em 1999, os efeitos especiais desta telenovela são medíocres se comparados com os efeitos especiais de hoje em dia. Serafim foi substituída pelas Mini telenovelas Natalinas: Conto de Natal, Natal sem fim e Rainho de Luz que a Televisa produzia na época. Assim como Gotinha de Amor foi uma das telenovelas mais curtas, tendo somente 80 capítulos. A trama segue a história de um menino chamado Zezinho, que mora com a mãe Carmem na Cidade do México. Zezinho têm um grupo de amigos: Guambi, Cachito, Pancho, Tomas, Risitas e Edy. Até que um dia, um homem  estranho e misterioso chega para morar no bairro,e se instala numa casa abandonada. Zezinho vai para uma nova escola onde conhece Xavier, um menino rico e que é infeliz, pois vive isolado por causa dos ataques de asma que sofre. Enquanto isso, lá no céu, Serafim é um anjo alegre e bondoso, que tem um defeito: é travesso. Um dia causou um grande problema e mandaram-no a terra para aprender o que falta para se tornar um anjo da guarda. Ao chegar a Cidade do México se assusta e como não sabe o que deve fazer, se esconde numa casa abandonada para pedir ajuda. Zezinho encontra Serafim e eles se tornam amigos inseparáveis, e o anjo vai morar no quarto de Zezinho.

15. Meu Pé de Laranja Lima

Exibida pela Band entre 1998 e 1999, Meu pé de laranja lima foi uma telenovela brasileira infanto juvenil produzida por Ana Maria Moretzsohn, é a terceira adaptação da obra de José Mauro de Vasconcelos. A extinta TV Tupi produziu uma versão em 1970, e a própria Band produziu uma segunda adaptação em 1980. A trama segue um menino Zezé, que é filho de Paulo e Estefânia. A família se muda para o interior de São Paulo, onde Zezé começa a cuidar de um mirrado pé de laranja lima que se torna seu companheiro de aventuras imaginárias. Zezé têm cinco irmãos: Jandira, Godoia, Lili, Totoca e Luisinho. Na vizinhança, Zezé faz amizade com um velhinho sábio chamado Portuga, que conta histórias da vida para o menino com ajuda da governanta Donana. Zezé se sente feliz com seu amigo Portuga e com seu companheiro o pé de laranja lima.

16. Floribella

Floricienta(no brasil Floribella) foi uma bem sucedida telenovela argentina criada por Cris Morena, a mesma criadora de Chiquititas, Rebelde Way e Quase Anjos, todas telenovelas de sucesso. Floricienta foi exibida entre 2004 e 2005, e é inspirada na clássica história da Cinderela, e em A Noviça Rebelde, tendo duas temporadas.

Floricienta fez tanto sucesso que teve remakes em países como chile, México, Colombia, Portugal, e no Brasil. A trama segue a história de Florencia, uma garota órfã que sobrevive trabalhando como entregadora de verduras e dedicando seu tempo livre a seus amigos de banda. Numa festa da banda, Florencia conhece Frederico, irmão mais velho da família Fritzenwalden. Uma série de eventos levarão Florencia a ir trabalhar como babá para a família Fritzenwalden.Nessa casa Florencia ganha o carinho de todos, e o amor de Federico, mas também terá em seu caminho Malala e sua filha Delfina, madrinha e namorada respectivamente de Federico, que se instalaram na mansão e farão a vida de Florencia impossível, também escondendo um importante segredo.Florencia se apaixona perdidamente por Federico. Ao ser correspondida por ele, eles começam um relacionamento. Mas Frederico acaba morrendo atropelado num trágico acidente por um carro para salvar Conde Máximo. Na segunda temporada, Florencia conhece Conde Máximo, que ela julgava culpada pela morte de Frederico. Eles se apaixonam perdidamente, mas o amor deles terá de enfrentar as armadilhas de Delfina.

17. A Infância de Romeu e Julieta

Logótipo da telenovela (imagem: internet)

Telenovela ainda em exibição, com previsão de término em junho de 2024. A infância de Romeu e Julieta é uma telenovela infanto juvenil brasileira produzida pelo serviço de streaming Prime Video, que estreou em 8 de maio de 2023, é uma adaptação da obra Romeu e Julieta de William Shakespeare, sendo uma versão infantilizada da obra, nesta versão romeu e julieta são crianças. A trama se passa num bairro chamado Castanheiras, onde vivem duas famílias rivais, o lado Torre (Monteiro) e Vila(Campos). Romeu Monteiro é um menino negro que gosta de jogar tênis, enquanto Julieta Campos é uma menina aventureira e descolada que anda de skate. Romeu e Julieta se conhecem e daí em diante, as famílias rivais têm uma nova oportunidade de trazer paz e união entre o convívio deles. Há ainda outras histórias como a de um grupinho similar, que é composto por Ian (Miguel Soares), um menino que costuma usar muito a imaginação e convive com Leon (Matheus Ueta), seu melhor amigo imaginário que usa uma roupa de leão e é visto somente por Ian, que também é considerado um "doido" por outros personagens, Nath (Arlyane Carvalho), uma menina simpática que junto com Ellen (Bella Alelaf), sua melhor amiga, tentam procurar um lugar para brincar e Dimitri (Samuel Estevam), um menino que não tem medo de nada e gosta de ajudar as pessoas, enfrentando os Pedalzeiras, um grupo de ciclistas composto por Muke (Gabriel Miller), Trapaça (Zaira Harue), Fê Dengosa (Antonella Dez) e Chilique (Miguel Trajano), cujo objetivo é dominar o parque inserindo seus adesivos nos brinquedos para andar de bicicleta e ameaçar quem cruzar seu território, proibindo as crianças do Castanheiras de se divertirem. Gláucia Monteiro é tia de Romeu, e é uma mulher de origem duvidosa que usa suas artimanhas para alcançar algum prestígio.

18. Amy, a menina da mochila azul

Sem dúvida, talvez essa tenha sido a novela mais fantasiosa das que foram produzidas nos anos 90 a 2005. Amy, a menina da mochila azul foi exibida em 2004, sendo uma das últimas novelas produzidas desde que a Televisa parou de produzir novelas infantis, após o fracasso de Pablo e Andreia em 2005. A trama conta a história obviamente de Amy, uma menina que foi encontrada flutuando no meio do mar quando bebê por um casal, o capitão Matias e sua esposa Pérola depois de um furacão. Os anos se passaram, e Amy se tornou uma linda menina de 8 anos que deseja ser capitã como seu querido pai. Amy têm uma turma chamada Os Caçadores de Tesouros, todas as tardes eles fazem uma fogueira para escutar os relatos de Matías. Não muito longe do porto, numa pequena ilha, existe um imponente e pavoroso castelo, mais conhecido como Orfanato São Felipe. Lá vive uma mulher má, a temida Carlota. Ela é perversa e usa os órfãos como pretexto para obter dinheiro de pessoas caridosas. Ao chegar em São Felipe, Amy descobre que sua missão é lutar contra as maldades de Carlota, resgatar os orfãos e Minerva de si mesma, mas Amy não está sozinha: ela tem a ajuda de Raúl, da turma e de sua amiga Coral, uma linda sereia que a guiará ao longo de toda a história. Amy, a menina da mochila azul nunca ganhou nenhum remake, talvez por sua história extremamente fantasiosa e irreal.

19. Sonhos e Caramelos

Antecessora de Pablo e Andreia, Sonhos e Caramelos é uma versão infantilizada da telenovela La Pícara Sonhadora de 1991. Não combinou mesclar uma história adulta com foco nas crianças. 

Sofia é uma menina de imaginação fértil, ela vive com seu avô Gonçalo desde que perdeu a mãe, ela tem uma banda com seus amigos. Gonçalo é chefe de segurança do estabelecimento comercial Grandes Lojas. As Grandes Lojas pertencem a família Monraz,o diretor das lojas Augusto Monraz faz uma longa viagem de negócios e deixa seu irmão Rafael em seu lugar, Rafael começa a modernizar as Grandes Lojas e contrata o grupo de Sofia. Um dia, Sofia conhece uma criança chamada Juan Lopes, ela pensa que ele é pobre e órfão, mas na verdade ele é Mauricio, filho de Augusto Monraz. Uma mulher chamada Fátima chega com sua filhinha para viver com Sofia e seu avô, e começa a trabalhar como coordenadora musical das crianças ao mesmo tempo que Rafael e Fátima se apaixonam. Mas Rafael está comprometido com uma jovem frívola chamada Rocío, que aproveita qualquer oportunidade para fazer mal a Fatima. Mas as coisas se complicam, quando Reinaldo reconhece Maurício e ameaça revelar sua verdadeira identidade a todos se ele não ajudar a fazer com que demitam o grupo de Sofia.

20. Pablo e Andréia 

Minha opinião:O fracasso de Pablo e Andréia fez a Televisa parar de produzir novelas infantis, mas isso não significa que a novela era ruim.

Pablo e Andréia é uma adaptação da obra As Aventuras de Tom Sawyer de Mark Twain produzida em 2005. Foi protagonizada por Danna Paola e Jorge Trejo. Sendo a última telenovela infantil produzida pela Televisa. A trama conta a história de Pablo e Andréia que se tornam amigos quando embarcam numa aventura para resolver um mistério que lhes foi revelado por um medalhão. Juntos, as crianças devem enfrentar os malvados homens que guardam seus segredos e manter a paz.

Minha opinião : A trama não conseguiu atrair a atenção do seu público, que veio se desgastando ao longo dos anos. As crianças já não queria mais assistir mais do mesmo, queriam algo diferente. As aventuras de Tom Sawyer é uma ótima obra, mas como disse Rosy Ocampo "os tempos mudaram", com o advento da internet as crianças começaram a consumir mais conteúdos nos streamings e na internet. O problema talvez estivesse na adaptação da obra, que se distanciou bastante do original.

21. A Caverna Encantada

Pôster da telenovela (imagem: Internet)

É uma novela infantil que estreou no Disney Plus em 29 de julho, sendo uma adaptação livre das obras A Princesinha e O Jardim Secreto de Frances Hodgson Burnett. A trama conta a história de Anna, uma menina de 7 anos, filha do médico e missionário Paulo. O pai recebe um chamado para uma missão perigosa e, infelizmente, Anna não poderá acompanhá-lo. Paulo deixa a filha Anna no colégio interno Rosa dos Ventos no interior de São Paulo, onde a garota vai conviver com crianças bem diferentes. O pai garante voltar no dia do aniversário da filha, mas misteriosamente, não retorna. Anna decide investigar os motivos sobre o sumiço do pai e acaba descobrindo algumas coisas interessantes sobre seu passado. A novela segue uma fórmula parecida com Carinha de Anjo, um pai deixa uma filha pequena num colégio/internato.

Lembrando que não sei se já comentei isso aqui, já tinha lido O Jardim Secreto, da Francis, é uma obra fascinante, triste, e em breve vou trazer a resenha dessa obra. A novela é vagamente baseada no romance, em O Jardim Secreto há um trio de protagonistas Mary, Dickon e o inválido Colin. Enquanto na novela isso foi mesclado com a trama de A Princesinha. Sendo Anna, o equivalente a Sara Crewe de A Princesinha. Já a história de o Jardim, ainda não foi adaptado, possivelmente será adaptado na segunda fase da novela.

22. Uma Luz no Caminho

Pôster da novela Uma luz no Caminho (imagem: internet)

Foi uma novela infantil mexicana produzida por MaPat López para a Televisa, exibida no El Canal de Las Estrellas em 1998, antecedendo Gotinha de Amor. É um remake da novela argentina el árbol azul. É uma novela infantil com uma temática mais pesada. A trama conta a história de Ana Olvera, esposa de Rodrigo González De Alba e mãe da pequena Luciana, morre de aneurisma cerebral. Enquanto isso, a mãe de Rodrigo, Dona Clara, decide cuidar de Luciana e tentar preencher o vazio deixado pela mãe.

Paralelamente, Marcela, uma jovem universitária, se forma em Psicologia com especialização em crianças, com as melhores notas da turma e com oferta de emprego para ministrar aulas na universidade em que se formou. Marcela está prestes a se casar, mas infelizmente seu noivo sofre um acidente de avião e morre no mesmo dia em que Ana Olvera morre.

É difícil para Rodrigo e Marcela superar a morte de seus entes queridos, por isso tentam se refugiar em seus respectivos empregos. No entanto, Rodrigo esqueceu algo essencial: passar um tempo com a filha, que abandonou em grande parte desde a morte da mãe.

Cinco anos depois, Luciana é agora uma adorável menina de 8 anos que mora com a avó paterna. Infelizmente, Dona Clara sofre um acidente de carro e permanece em coma. Juan Carlos, pediatra de Luciana e melhor amigo de Marcela, aconselha Rodrigo a levar a menina a um psicólogo infantil para ajudá-la a superar qualquer coisa que possa acontecer com a avó.

É aqui que Luciana e Rodrigo conhecem Marcela, que tentará ajudar Luciana.


Bem, essa foram as melhores novelas infantis, me fala o que você achou nos comentários, quero saber sua opinião. A lista foi bem mais extensa do que a outra, a principio eu achei que teria muitas novelas por isso fiz uma seleção mais longa, mas ainda ficou faltando algumas novelas que não estão na lista, como Maria Belen, Missão S.O.S, O menino que veio do mar, Filhos de ninguém etc. Mas algumas dessas novelas são mais pesadas e nem chegaram a ser exibidas por aqui. Pois é, a lista foi essa, meu tempo está acabando,e gente - sério, eu tô jantando e olhando umas flores e já vou dormir daqui a pouco enquanto escrevo isso - um beijão para você e até breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário