A resenha de hoje é nada mais nada menos do que As Aventuras de Tom Sawyer do brilhante Mark Twain, lançado originalmente em 1876. Para mim foi delicioso reler um livro que li muito na minha infância, eu adorava o Huck Finn, já o Tom Sawyer eu achava atentado demais.
O próprio autor, Mark Twain fala num prefácio que os personagens surgiram de experiências suas, principalmente Huckleberry Finn, é como se ele fosse o próprio Mark Twain. Já o Tom Sawyer ele tirou de seus amigos. É incrível como uma obra lá de 1800 continua tão atual e fascinante.
As aventuras de Tom Sawyer conta a história de um garotinho travesso chamado Thomas Sawyer, que é órfão e mora com sua tia Polly, e seus dois meio-irmãos Sid e Mary. Tom é muito atentado e já no começo da história, é castigado pela Tia Polly, que o obriga a pintar a cerca. Tom então vê alguns meninos bobos chegando perto dele,um garoto chamado Joe que está comendo uma maçã. Tom aproveita para pregar uma peça em Joe, ele diz que pintar a cerca é muito bom, e convence Joe a dar a sua maçã em troca dele pintar a cerca no lugar do Tom. Logo, vários meninos começam a cair nessa artimanha do Tom.
Dias depois, o Tom vai para a escola paroquial, ele não gosta de tomar banho, mas a Mary insiste que ele tome banho. Na escola paróquial tem uma menina Amy Lawrence que o Tom gostava, Tom tinha ensaiado os versículos da bíblia para recitar, se ele recitasse corretamente ele ganhava cartões coloridos, que podiam ser trocados por uma bíblia novinha em folha.
Tom como sempre, era muito travesso, e levou um besouro numa caixa, dai ele soltou o besouro no meio do culto e um cachorro entrou na igreja e começou a brincar com o besouro, até levar um ferruada e sair correndo para fora da igreja com o besouro na boca. As moscas pertubavam o Tom na casa dele. Depois, o Tom foi para a escola e lá ele conheceu uma menina chamada Becky Tatcher, que era filha de um juiz. Tom estava apaixonado pela Becky, e na hora da saída combinou com ela para eles se encontrarem depois, para ele ensinar Becky a desenhar.
Mais tarde, o Tom foi brincar de pirata com o seu melhor amigo Huckleberry " Huck " Finn, e o Joe Harper. O Huck ensinou ao Tom uma superstição que eles tinham para fazer verrugas cairem: levar um gato morto a meia-noite até o cemitério, a lápide de uma pessoa malvada, dai ele jogava o gato morto sob a lápide e dizia as palavras mágicas:
"Grão de cevada, bem enfarinhada água podre, das verrugas faça nada!"
Pela superstição, as verrugas da pessoa iam sumir depois de uns dias. O Huck era um menino que era filho de beberão local e que usava umas roupas maiores que ele. Inclusive, o Huck têm um livro próprio dele, que é uma continuação deste, que se chama As aventuras de Huckleberry Finn. Além disso, este livro têm também duas continuações focadas no Tom Sawyer Moço, que são As Viagens de Tom Sawyer e Tom Sawyer Detetive.
Os meninos gostavam muito da história do Robin Hood o príncipe dos ladrões, que falava sobre um homem que era um ladrão bonzinho que roubava dos ricos para dar aos pobres e era uma espécie de justiceiro. Ele brincavam de Robin Hood. Naquela noite, o Tom e o Huck foram ao cemitério a meia-noite para fazer a superstição, mas eles tiveram uma surpresa, três homens entraram no cemitério naquela noite. Um deles era Injun Joe, um criminoso e assassino perigoso, os outros dois eram Muff Potter, um médico e Dr. Stevenson. Tom e Huck presenciam Injue Joe matar Dr. Stevenson a facadas numa briga, e fugir colocando a faca nas mãos do Muff Potter que estava desmaiado.
A história se passa no estado da Flórida ,Missouri, e tem muitas referências a cultura local e regional da época, a roupa dos personagens e as superstições. Tom Sawyer era capaz de nadar no rio Mississipi junto com seu amigo Huck Finn.
![]() |
Tom Sawyer representado na primeira edição de As Aventuras de Tom Sawyer (imagem: Wikipedia) |
Mark Twain é um pseudônimo de Samuel Clemens, nascido em 30 de novembro de 1835. Além de ser criador de Tom Sawyer e Huck Finn, Twain também escreveu O príncipe e o mendigo. Twain teve 4 filhos, e além de escritor, era inventor e comediante. Seu romance As Aventuras de Huckleberry Finn bateu recorde de vendas, e é frequentemente chamado de "o maior romance americano". Twain trabalhou como tipógrafo e depois foi ajudar seu irmão mais velho Orion, na administração de um jornal. Tornou-se em seguida piloto de barcos a vela no Rio Mississippi, antes de se dirigir ao oeste para juntar-se a Orion em diligências a serviço do governo. A jornada com o irmão terminou quando Twain decidiu trabalhar como mineiro na extração de prata. Frustrado em mais esse intento, experimentou posteriormente carreira no jornalismo. Como repórter, ele foi capaz de publicar o conto humorístico A célebre rã saltadora do Condado de calaveras, que foi seu primeiro sucesso como escritor e atraiu a atenção nacional ao autor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário