Poster de A Pequena Sereia ( Imagem: Disney Plus) |
Crítica : Gostaria de começar falando da escalação dos atores para o Remake live action - particularmente da cantora e atriz Halle Bailey que interpreta a protagonista Ariel - acompanhei o processo de criação do filme desde o começo, quando a Disney anunciou que faria um Remake da animação da sereia, e anunciou em seguida, Halle Bailey, Jonah King, e Melissa Mcarthy nos papéis de Ariel, Príncipe Eric e Úrsula, respectivamente. Halle tem um talento de voz espetacular, sim, sua voz encantadora é bonita, pois ela é uma cantora - fazia parte da dupla Chloe X Halle com a irmã Chloe Bailey - até vir o anúncio da separação e que Halle seguiria carreira solo, isso deixou os fãs tristes.
Halle parecia ser uma atriz ideal para o papel por conta da voz, mas o grande problema foi que ela não tinha as mesmas características da protagonista da animação, e quem ama a animação de 1989 deve ter sentido que mudaram a história que eles amavam, eu não via mais a Ariel na Halle, porque as características da protagonista foram bem alteradas no Remake. Apesar da história da animação e do Remake seram praticamente iguais - com pequenas exceções e adições. Quando vi o longa, senti que foi uma má escolha a escalação da Halle Bailey como Ariel, uma sereia preta seria um FLOP, um fracasso.
Nossa amada sereia da animação já não estava mais no seu filme, ela foi trocada por uma cópia da Tiana modernizada de A Princesa e o Sapo. Senti falta dos lindos cabelos ruivos e lisos da Ariel, e das roupas dela também. Que no Remake foi mudado a cor, além disso, uma nova personagem foi adiciona - a mãe do príncipe Eric, que era negra também - essa alteração das características da protagonista, que era branca e ruiva, no Remake é negra e usa dreads e mechas avermelhadas em algumas cenas, foi uma das piores alterações na minha opinião.
O Remake também estava se distanciando do material de origem - o conto de fadas A Pequena Sereia de Hans Christian Andersen - que não mencionava a cor da pele da sereia, mas pelo contexto e a época dava a entender que não era negra. O longa começa mostrando uma frase do conto:
"Teria chorado, mas as sereias não têm lágrimas e sofrem ainda mais que nós" A pequena Sereia - Hans Christian Andersen, Contos de Fadas de Perrault, Grimm, Andersen e outros.
Começa da mesma forma da animação, e o enredo é o mesmo. Alguns erro ,que não minha opinião, foram a escalação dos atores e a divulgação. Não queriam um elenco Afro americano no Remake, e a Disney acabou entregando isso. Sei que muito pensarão que é racismo contra uma mulher negra, mas estamos falando da personagem - nós amamos a animação de 1989 e queríamos um Remake igual, que a protagonista fosse a mesma. Mas a alteração foi como colocar a Tiana para ser a sereia. O espírito da protagonista não estava ali, as características dela também não, e isso pesou muito no fim das contas. Nós não queriamos ver um Remake Afro-Americano, mas um Remake fiel a animação e que melhorasse o que animação não explorou.
Algo que adoraria ver no Remake era como a mãe de Ariel morreu, e porque a bruxa do mar Úrsula foi banida do reino pelo irmão, o rei Tritão. Isso poderia ter sido explorado em flashbacks. Mas em vez disso, o Remake está igual a animação e não explorou o que estava faltando, e além disso os atores não são como a animação.
Os animais também tiveram muitas alterações - isso também pesou bastante no fim. Eles foram feitos em CGI é claro, mas um detalhe - eles foram feitos de forma mais realista. Não eram mais aqueles animais fofinhos e engraçados da animação, aqui eles mais feios e realistas. Linguado, o peixe palhaço melhor amigo da protagonista ficou menos brincalhão e com aspecto mais grotesco. Sebastião, o caranguejo também ficou mais feioso, as vezes, parecendo uma lesma rastejando numa concha. A gaivota Sabidão mudou de sexo, no Remake ela é fêmea e não tem mais tanta participação na trama como no desenho.
Basicamente, a trama do Remake é a mesma da animação, um príncipe chamado Eric que morava num castelo perto do mar estava navegando com os marujos no navio, quando se assusta ao ver sereias dentro d'água. No fundo do mar, há o palácio do rei do mar, o Rei Tritão ( Javier Bardem ) possui filhas sereias e estava fazendo um coral mas notou a ausência da caçula, a sereia caçula era Ariel ( Halle Bailey) que ansiava em conhecer o mundo dos humanos e era fascinada por tudo que tinha haver com humanos. Ela e o Linguado, o peixe palhaço vão explorar um navio naufragado em busca de tesouros humanos. Quando eles são perseguidos por um tubarão e escapam.
Nadando até a superfície eles encontram a gaivota Sabidona, que lhes diz erroneamente que o garfo que Ariel encontrou serve para pentear o cabelo. Rei Tritão proíbe todos de subir a superfície pois a mãe de Ariel foi morta anos atrás por humanos. Ariel, Linguado e Sebastião, o caranguejo viajam até a caverna de tesouros de Ariel, enquanto são observados por Úrsula, a bruxa do mar ( Melissa Mcarthy) . Tia de Ariel e irmã do Rei Tritão, a bruxa foi banida 15 anos atrás do reino de Atlântica e estava planejando uma vingança.
Dentro da caverna, Ariel vê fogos de artifício brilhando na superfície e emerge. Até encontrar o navio do príncipe Eric ( Jonah Hauer-King), subindo na escotilha do navio, ela descobre que os marujos estão comemorando o aniversário de Eric, e ele ganhou uma estátua dele mesmo de presente. Até que uma tempestade faz o navio naufragar, os marujos fogem para botes salva-vidas enquanto a estátua cai no fundo do mar, e Eric tenta salvar seu cachorro mas é arremessado no mar.
Ariel resgata Eric e assim que a tempestade passa, ela o leva para a costa da ilha e canta com sua voz de sereia para salvar sua vida. Ela foge assim que os guardas do palácio vêm socorre-lo e ele possa retomar sua consciência. Sebastião, o caranguejo amigo de Ariel, confessa ao Rei Tritão que Ariel esteve na superfície e salvou um humano. Enfurecido, Rei Tritão viaja até a gruta de Ariel para repreende-la. Quando ela se recusa a obedece-lo ele destrói sua coleção de tesouros humanos.
Assim que Rei Tritão parte, Úrsula, a bruxa do mar envia duas moreias para convence-la a ir até a gruta da bruxa. No covil da bruxa do mar, Ariel recebe um acordo: ela se tornará humana por 3 dias, durante os quais deve receber o beijo do amor verdadeiro para permanecer humana pra sempre. Se ela falhar, se tornará novamente em sereia e pertencerá a Úrsula. Mas ela terá que trocar sua voz por pernas humanas. Após aceitar o acordo, Ariel tem a voz retirada por Úrsula e bebe a poção. Ariel emerge na superfície e é resgatada por um pescador, e levada ao castelo de Eric. Como ela está muda, Eric a acolhe, pois ele estava procurando pela mulher que salvou sua vida. Ariel têm que viver a vida de um humano e pra ela tudo é novo, daí que ela canta "Tudo é tão novo", uma nova música solo de Ariel. No entanto, sua falta de voz faz Eric se afastar rapidamente. Enquanto explora o castelo, Ariel encontra a coleção de itens de Eric que ele acumulou em suas viagens. Eric passa um tempo com ela examinando sua coleção.
Eric canta uma nova música solo " No Fundo dessas Águas", no dia seguinte, Eric a leva para passear no reino. Linguado e Sebastião que estavam seguindo Ariel percebe que Úrsula pôs uma trapaça na poção que está fazendo Ariel esquecer do acordo. Eles se juntam com outros animais para fazer Ariel beijar Eric, mas são frustrados pelas moreias da bruxa do mar.
Enfurecida por seu plano não estava saindo como ela previa, Úrsula se transforma numa humana, uma mulher chamada Vanessa. Usando a voz de Ariel que está dentro de um concha de naltilus no colar para hipnotizar Eric. Em Atlântica, Tritão está preocupado e faz o reino procurar Ariel e começa a se arrepender de por te-la tratado da maneira como ele tratou.
No dia seguinte, Ariel e suas amigas descobrem que Eric está noivo de Vanessa. Sabidona voa para a janela de Vanessa e descobre que ela e a bruxa do mar e sai para avisar a todos. Determinada, Ariel corre para a festa de noivado e começa a brigar com Vanessa, fazendo com a concha de naltilus caia e quebre, libertando sua voz que retorna para ela. Ao recuperar sua voz, o encantamento sob Eric se quebra.
No entanto, antes que eles possam se beijar o sol se põe, e Ariel volta ser sereia. Enquanto Vanessa vira Úrsula,e arrasta Ariel para o fundo do oceano. Úrsula é confrontada por Rei Tritão, ela mostra o acordo afirmando que é inquebrável. Rei Tritão dá sua vida em troca de liberdade de Ariel, virando pô.Úrsula reinvindica a Coroa e o tridente de Tritão e se declara Rainha dos Sete Mares. Ariel tenta dete-la mas antes que Úrsula possa mata-la, ela é atingida pôr um arpão disparado por Eric. Úrsula tenta matar Eric, mas é detida por Ariel, fazendo com que ela mate as duas moreias. Ariel e Eric fogem para a superfície. Enfurecida, Úrsula faz seu corpo enchar até se erguer sob o oceano. Úrsula provoca tempestades que fazem velhos navios naufragados virem a superfície. Ariel e Eric sobem num navio, e manobram o navio para a direção de Úrsula, Ariel salva Eric de ser morto por Úrsula. Uma vez que a gurupes estilhaçados do navio atingem Úrsula em cheio, ela morre. Tritão volta a vida, e se reconcilia com a filha, transformando- a em humana para que ela possa se casar com príncipe Eric.
Ariel e Eric se casam na praia, e o casal decide viajar juntos. Recebendo a benção de ambos os pais e apoio de pessoas de ambos os mundos.
Basicamente, o Remake apenas tirou a cena do cozinheiro o chef francês Louis tentando cozinhar o caranguejo Sebastião, que foi substituída pela cena da sala de tesouros do Eric. O restante da trama não teve nenhuma alteração.
Então, é um longa mediano, podia ter sido melhor? Podia sim. Eles podiam ter expandido mais a trama, acrescentado flashbacks para explicar a morte da mãe da Ariel, e a briga do Tritão e da Úrsula. Uma parte do enredo de A Pequena Sereia 2: O retorno para o mar podia ter sido aproveitado. Morgana, a irmã da Úrsula podia ter feito uma aparição no Remake, a Melody, filha do Eric e Ariel também. Eles podiam ter criado uma trama nova para expandir, mas preferiram seguir a animação que deixa algumas lacunas.
Algumas teorias minhas, eles podiam pegar também algum elemento do conto que deu origem, como a velha avó da Sereia, ela podia ter aparecido nessa versão. Ainda acho que a escalação de uma atriz negra para o papel da sereia foi uma ideia ruim, depois que você vê o produto final. Se eles iam fazer um Remake fiel ao desenho, escalavam uma atriz igual da animação. Jonah Hauer-King fez uma excelente trabalho, a atuação dele é boa, ele canta bem. Mas o problema é que ele é velho demais para fazer o personagem. Escalavam um ator mais jovem. Melissa Mcarthy deu um show para fazer a bruxa. Os números musicais são visualmente espetaculares, há umas 4 novas canções " Tudo é tão novo" , " No Fundo dessas Águas", " Rumor", e " Canção do Rei Tritão". Há ausência de alguns elementos fundamentais da animação na canção Poor Unfortunated Souls " Corações Infelizes" da bruxa do mar. Ainda acho a animação melhor que o Remake, sem dúvidas. Mas é isso, vá assistir, espero que goste.
Um beijo e até mais.
A Pequena Sereia está Disponível no Disney +.
Nenhum comentário:
Postar um comentário