quarta-feira, 19 de junho de 2024

Quem foi Jesus Cristo?

 


"Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida" - João 14:6

Quem foi Jesus Cristo? O que ele ensinou? O que ele fez na sua vida? Ele realmente existiu?

Muita gente conhece o líder da religião cristã, mas será se ele realmente existiu?

Jesus Cristo é mencionado nos quatro evangelhos canônicos da Bíblia, livro sagrado do cristianismo, o nascimento e as obras de Jesus são relatados na bíblia, onde ele é chamado de Messias ou O Cristo. Mas pouco se sabe sobre a infância e juventude de Jesus Cristo.

O Nascimento de Jesus (também chamado de Natividade) teria ocorrido numa noite não chuvosa, mas não se sabe a data exata, a bíblia não menciona. Jesus teria sido gerado por espírito santo no ventre de uma virgem chamada Maria, que estava prometida em casamento a um carpinteiro José. Na época, eles moravam em Nazaré e foram para Belém,para se registrarem no censo ordenado pelo imperador romano,quando se aproximava o momento do parto, mas eles não encontraram vaga na estalagem. A data do nascimento de Jesus não é mencionada, não se sabe se foi mesmo em 25 de dezembro, data do Natal que também é atribuído ao nascimento do Salvador Jesus Cristo.

Representação de José o carpinteiro e pai de Jesus.

Jesus teria nascido numa manjedoura, e uma estrela ( supostamente a estrela de Davi) guiou astrólogos para o local onde ele estava. O Rei Herodes procurava mata-lo, então um anjo surgiu num sonho para José,dizendo para eles fugirem para o Egito. José levou a família para o Egito, e lá ficou até a morte de Herodes. E depois foram morar numa cidade chamada Nazaré.

Representação de Maria, a Virgem que concebeu Jesus.

O evangelho de Lucas, narra paralelamente a história do nascimento de Jesus, a de João Batista, que era filho de Elisabeth, parente de Maria e Zacarias. Zacarías ficou mudo por desacreditar da palavra de um anjo que teria um filho na sua velhice, voltando a falar apenas quando João Batista nasceu e iriam batiza-lo.

A Infância Oculta de Jesus

Mas a infância de Jesus não chega a ser relatada em nenhum dos evangelhos canônicos, porquê? Pouco se sabe sobre sua infância, a omissão da infância de Jesus pode indicar que não aconteceu nada de diferente ou milagroso que merecesse ser relatado, talvez a infância de jesus fosse irrelevante. Jesus pode ter tido uma infância comum como qualquer menino judeu.

Existem os evangelhos apócrifos, que são livros que foram excluídos ou banidos da Bíblia, por não se adequarem com o conteúdo dos outros livros e por não terem sido escritos sob inspiração divina, além disso muitos destes apócrifos possuem histórias muito fantasiosas e com ensinamentos errados, que vão contra os ensinamentos da bíblia.

Existem livros apócrifos tanto no novo como no velho testamento, nas bíblias católicas, alguns livros apócrifos foram aceitos no velho testamento: Judite, Tobias, 1 e 2 Macabeus, Sabedoria, Eclesiástico, Baruque. Nas bíblias protestantes estes livros foram excluídos.

Alguns evangelhos apócrifos, porém, relatam alguns milagres que supostamente ocorreram na infância de Jesus, o mais famoso deles era o milagre dos pássaros.Segundo o qual,Menino, Jesus fez 12 pássaros de barro durante o sábado, seu pai, José o repreendeu, por trabalhar num dia santo para os judeus. Em resposta, ele soprou os pássaros que imediatamente ganharam vida e voaram para o céu.

Outro suposto milagre, diz que Jesus andou sob um raio de Sol. Os evangelhos apócrifos também mostravam Jesus de uma forma muito diferente de como o vemos nos quatro evangelhos, Jesus era bem mais cruel e vingativo, segundo o evangelho apócrifo pseudo-tomé, que relata a vida do menino Jesus dos 5 aos 12 anos.

" Em certa ocasião Jesus estava brincando e o filho de Anás, o fariseu estava ali perto do riacho, ele teve a idéia de escoar as águas repressadas por Jesus usando uma planta de vime.

Jesus vendo isso e indignado, ele disse ao filho de Anás:

- Malvado, tolo e insensato. O que as poças d'água fizeram para te irritar? Ficará agora seco como uma árvore, sem que possas dar folhas,nem raiz nem frutos.

Imediatamente o rapaz tornou-se completamente  seco, os pais pegaram o infeliz, choraram a sua tenra idade, e o levaram ante José,mal-dizendo por ter um filho que fizesse semelhante atrocidade."

Segundo o relato,Jesus matou o filho de Anás cruelmente por ter lhe ofendido.

Algum tempo depois, Jesus caminhava pelo vilarejo quando uma criança passou correndo e esbarrou em seu ombro. irritado, Jesus disse: ‘Não seguirás mais o teu caminho’. Naquela mesma hora, a criança caiu e morreu.

Ainda segundo o mesmo relato, Tiago irmão de Jesus foi picado por uma cobra e Jesus restabeleceu sua saúde. Jesus também ressuscita um peixinho morto num aquário.

"Certa vez, José mandou seu filho Tiago juntar lenha e trazê-la para casa. O Menino Jesus acompanhou-o, mas aconteceu que, enquanto Tiago recolhia os gravetos, uma cobra picou-lhe a mão.

Tendo caído no chão, ficou completamente largado e estando já para morrer, quando Jesus aproximou-se e assoprou a mordida. Imediatamente desapareceu a dor, a cobra explodiu e Tiago recobrou imediatamente a saúde"

Jesus ainda teria ressuscitado um menino chamado Zenon que caiu de cima do telhado de uma casa e morreu.

Certa vez, Jesus desafiou seus amigos a subir por um raio de sol que entrava pela janela. Ninguém topou, e então ele mesmo caminhou sobre o raio.

A infância de Jesus também é mencionada no Alcorão, livro sagrado dos mulçumanos, onde Jesus teria falado que era o filho de Deus ainda no berço. Uma lenda dizia que Jesus era filho da rainha do egito Cleópatra e do General Marco Antônio, e que foi dado a José e Maria quando eles fugiram para o Egito,para preservar o fruto de um relacionamento tão perigoso politicamente, esta lenda aproveita o episódio da fuga para o Egito relatado no evangelho de Mateus. 

Representação de General Marco Antônio e a Rainha Cleópatra.

A lenda não tem fundamento, Cleópatra e Marco Antônio morreram em 30 A.C., décadas antes do nascimento de Jesus. Inclusive,a vida de Marco Antônio e Cleópatra pode ter inspirado o título de uma famosa peça teatral de William Shakespeare : a tragédia Antônio e Cleópatra.

a tragédia de Antônio e Cleópatra pode ter sido inspirada na vida de pessoas reais (imagem/internet).

Algumas lendas afirmavam que Jesus chegou a desafiar seus professores que queriam ensina-lo a lei judaica e grego. Uma delas se aproveita do evangelho de Marcos, que diz que Jesus era filho do carpinteiro, e acrescenta que Jesus foi Pedreiro. Nos evangelhos canônicos, a verdadeira profissão de Jesus não é revelada.

O ministério de Jesus

A Juventude de Jesus é brevemente relatada no evangelho de Lucas, Jesus tinha 12 anos e seus pais o levaram ao templo em Jerusalém para comemorar a Páscoa, na volta Jesus ficou para trás, José e Maria voltaram a Jerusalém em busca do rapaz e o encontraram sentado nos degraus do templo ao lado de sábios, que ficaram impressionados em como ele sabia as escrituras. Jesus retorna com seus pais a Nazaré.

Não há nenhuma outra referência a juventude de Jesus nos quatro evangelhos. Lucas afirma que Jesus tinha cerca de 30 anos quando começou seu ministério.

Os evangelhos não falam que Jesus chegou a se casar, mas o evangelho apócrifo de Maria diz que Jesus tinha um paixão por Maria Madalena, discípula que aparece nos evangelhos canônicos. Será se Jesus se casou mesmo com esta discípula? (*Jesus provavelmente não se casou, já que sua missão aqui na terra era pregar a palavra de Deus e não se casar e ter uma família.)

O Evangelho de João diz Jesus transformou água em vinho numa festa de casamento. Antes disso, Jesus foi batizado por João Batista no Rio Jordão.  Depois, um homem chamado Nicodemos foi até Jesus para ser ensinado por ele a noite.

Durante seu ministério Jesus realizou diversos milagres: curou surdos,mudos e cegos, ressuscitou um homem chamado Lázaro, acalmou uma tempestade e andou sob o mar, Jesus também foi transfigurado, expulsou demônios, e chegou a profetizar que Pedro o negaria, Jesus morreu e ressuscitou e apareceu para os 12 apóstolos.

Jesus falava usando ilustrações, e comparou a fé as sementes. Ele costumava falar por parábolas. Jesus foi o maior líder do cristianismo e judaísmo, as maiores religiões do mundo.

Representação de Jesus Cristo 

Ninguém sabe qual a verdade aparência de Jesus, os evangelhos não mencionam nada sobre a aparência dele, embora pela maioria das religiões o representem com cabelos longos, branco e magro, olhos azuis. Mas podemos ter uma idéia de qual provavelmente foi a aparência verdadeira dele, temos que observar como era a maioria dos homens judeus da época em que ele viveu, a bíblia não menciona nada da aparência dele pode ser um sinal de que isso não era relevante. A aparência de Jesus não tinha nenhuma importância, o mais importante foram as obras que ele fez. Mas pelo que sabemos, os homens judeus daquela época costumavam ter olhos castanhos, cabelo curto e provavelmente Jesus não era negro, senão isso teria sido mencionado em alguma parte da Bíblia, assim como outros personagens negros da Bíblia era descritos como negros.

Claro que não é possível termos uma certeza de que essa era mesmo a aparência de Jesus, agora muitos séculos depois da morte dele e sem nenhuma fonte que comprove que ele tinha cabelos longos ou curtos.

Os 12 apóstolos de Jesus também não são descritos no Novo Testamento, sabemos apenas os nomes e um pouco das qualidades e personalidade dos apóstolos. O apóstolo João que é o autor do Evangelho de João é chamado de "o discípulo a quem amava" isso indica que ele era muito próximo de Jesus. Assim como Pedro, que também era próximo do Senhor e foi quem o negou três vezes.

Representação da Santa Ceia, onde estavam os doze apóstolos.

Havia também Maria, mãe de Jesus, Maria Madalena, outra discípula. Nicodemos, que têm uma função menor nos evangelhos. 
Jesus veio ao mundo para trazer a palavra de Deus para que todos soubessem que Deus existe, que ele nos ama e quer o melhor para nós.

Jesus se tornou uma figura histórica e um dos mais importantes líderes de todos os tempos, se ele existiu ou não, ele já conseguiu influenciar milhões por todo o mundo e suas palavras registradas na bíblia continuam a influenciar a vida de bilhões de fiéis. Ele se tornou tão famoso que seu nome é usado para marcar a virada dos séculos ( A.C. - antes de Cristo e D. C. - depois de Cristo). Seus milagres só provam que ele era filho de Deus. Alguns historiadores tentam conciliar o Jesus Cristo bíblico com o Jesus Cristo Histórico, tentam descobrir vestígios que comprovem que Jesus de fato existiu e morou em Nazaré.

Muitos Acadêmicos concordam que Jesus nasceu por volta do início do primeiro século E.C.( era comum) e teria morrido entre os anos 30 e 36 D.C.( depois de Cristo). 

Representação dos doze apóstolos e Jesus ao centro.

""Se você crer, tudo é possível aquele que crê"  -- Marcos 9: 23

Os 12 apóstolos de Cristo eram: Pedro, João, Tiago, André, Filipe, Mateus, Tomé, Tiago filho de Alfeu, Bartolomeu, Simão, Judas Tadeu, e Judas Iscariotes que o traiu.

Cada um deles continuou a obra de Jesus depois da morte dele. Além dos doze como eu já disse, havia a discípula Maria Madalena e a mãe de Jesus. Talvez ouvesse outras mulheres que também seguissem Jesus, mas não foram mencionadas na bíblia. Então, Jesus ensinava a todos tanto homens quanto mulheres ou crianças, inclusive, há uma menção de Jesus ensinando uma mulher perto de um poço no evangelho de João, mas o nome da mulher não é mencionado. Jesus também curou uma mulher com fluxo de sangue.

Jesus ensinando a mulher samaritana junto ao poço (imagem/internet)

Claro que mulheres também vinham a Jesus e eram curadas, mas Jesus não tinha qualquer relacionamento amoroso com nenhuma delas, o único objetivo dele era ensina-las a palavra de Deus.

Algumas religiões ensinam a teoria da Santíssima Trindade, segundo o qual Deus seria três pessoas. O importante é você crer em Deus e em Jesus Cristo e aceita-los como seus salvadores. Sabemos que Jesus veio a terra para trazer a palavra de Deus para nós, creia nas palavras dele.

A bíblia é um livro especial, com ela agente conhece mais a Deus, se aproxima mais dele e conhece a Jesus. As palavras da bíblia fortalecem nossa fé,

Nenhum comentário:

Postar um comentário