sábado, 20 de julho de 2024

Uma comédia engraçadíssima: Sonho de uma noite de verão - William Shakespeare

Pôster do filme Sonho de uma noite de verão (imagem: Pinterest)

Olá amigos e internautas,

Até meados de 2016, nunca tinha lido ou assistindo nenhuma peça de teatro, logo porque na época era um mero estudante de ensino médio, para mim, quando falavam em teatro, imaginava um bando de atores da idade média vestidos com roupas cafonas e antigas, os homens de saia, e as mulheres com o um vestido que cobria cada centímetro do corpo, só ficando visível os olhos e a boca. Imaginava o bando de atores em cima de um palco improvisado enquanto eram vaiados e xingados pela platéia por erros cometidos. Teatro era uma coisa velha, monótona e chata. Que os nobres da idade média inventaram para passar o tempo, já que ainda não existia internet nem cinema.

Esta era a minha idéia do que era o teatro, me lembro que algumas professoras do colégio diziam que o teatro foi inventado para homenagear Dionísio, o Deus do vinho da mitologia grega. Naquela época, estava vivendo um dos períodos mais tristes e conturbados da minha vida, tinha perdido recentemente minha vovó Joana. Que era como uma mãe para mim, o período de luto parecia nunca acabar, depois de ver minha pobre vovózinha sob seu leito de morte no caixão e saber que nunca mais ia vê-la, fiquei abalado. As canções de louvores dos cantores do velório dela ainda ressoavam na minha mente muito tempo depois, eles cantavam "Venha Cristo","No Coral eu quero cantar","Barquinho de Jesus de Nazaré " etc.

Imagino que agora minha vovó Joana foi ser anjo junto aos anjinhos lá no céu, mas a tristeza e o luto em mim não passavam. Até que num dia chuvoso, em que sai sem levar o guarda-chuva e cheguei na aula todo ensopado. Hélio, um amigo meu do colégio, sabia da minha dor e me confortou, me deu um abraço e disse que tudo ia ficar bem. Que Deus ia cuidar da minha vovózinha lá no céu, para não me preocupar.

Depois de fazermos um trabalho, ele me deu um bilhete com palavras de conforto e até um poema lindo de Charlie Chaplin. Aquele poema tocou minha alma e diminui a dor pela perda da minha vózinha.  O poema era "Tudo depende de mim" de Charlie Chaplin e dizia mais ou menos o seguinte:

"Hoje, levantei cedo, pensando no que tenho a fazer antes que o relógio marque meia-noite. 

É minha função escolher que tipo de dia vou ter hoje.

Posso reclamar por que está chovendo... ou agradecer as águas por lavarem a poluição.

Posso ficar triste por não ter dinheiro... ou me sentir encorajado para administrar minhas finanças, evitando o desperdício.

Posso reclamar sobre minha saúde... ou dar graças por estar vivo.

Posso me queixar dos meus pais por não terem me dado tudo o que eu queria... ou posso ser grato por ter nascido.

Posso reclamar por ter de ir trabalhar... ou agradecer por ter trabalho.
Posso sentir tédio com as tarefas da casa... ou agradecer a Deus por ter um teto para morar.

Posso lamentar as decepções com amigos... ou me entusiasmar com a possibilidade de fazer novas amizades.

Se as coisas não saíram como planejei, posso ficar feliz por ter hoje para recomeçar. 

O dia está, na minha frente, esperando para ser o que eu quiser. E aqui estou eu, o escultor que pode dar forma.
Tudo depende só de mim."
Charlie Chaplin 

Quando li o poema percebi que eu podia ficar feliz por ter uma saúde boa e por ter a chance de mudar meu destino, minha vózinha ,por sua vez, morreu de um câncer de pulmão, devido a anos de tabagismo. Mas eu ainda tinha a chance de viver muito sem o tabagismo. Nesse momento, meio que joguei o jogo do contente do livro Pollyanna. Encontrei um motivo para me sentir feliz por ainda estar vivo, encontrei um motivo para ficar feliz porque choveu naquele dia, porque assim as águas poderiam lavar a poluição. Podia ficar contente porque se as coisas saíssem errado ainda teria a chance de recomeçar.

Aquele poema tirou um peso do meu coração e trouxe felicidade para mim naquele dia chuvoso. Guardei-o num velho exemplar de Sonho de uma Noite de Verão, e agora vamos falar sobre esta comédia fantástica que é a 3° peça do projeto de leitura de Shakespeare. As peças Otelo e Hamlet já foram resenhadas, caso queira dar uma conferida fique a vontade.

Meu velho e surrado exemplar de Sonho de uma noite de verão.
( Atenção! Spoiler )

A edição que li foi uma adaptação da editora Global, da série Literatura em minha casa. Com tradução e  adaptação e prefácio de Walcyr Carrasco, autor de novelas. No prefácio, Carrasco fala sobre suas novelas, cita outras peças de Shakespeare como Romeu e Julieta e A megera domada ,e enfatiza a criatividade e em "como Shakespeare consegue permanecer tão vivo ao falar de sentimentos". Ele menciona outras adaptações desta obra que mudam o cenário do bosque do texto original para a Floresta Amazônica. E assim como em Hamlet, há uma peça dentro da peça, a história de Pirámo e Tisbe. Shakespeare é um autor que criou obras que abordam questões universais: amor, ódio, loucura, ganância etc. 

Sonho de uma noite de verão é comédia engraçadíssima que fala do amor e da mitologia e foi escrita por volta de 1595 e 1596, muito tempo antes das tragédias Otelo Hamlet. Na adaptação a linguagem foi simplificada e os atos foram reduzidos, além de conter ilustrações que ajudam a entender o texto. O que torna a leitura mais prazerosa e simples. A peças de Shakespeare são difíceis de datar com precisão. Sendo que pelo que dizem os estudiosos, os dramas históricos Ricardo III e Henrique VI foram as primeiras peças a serem escritas no início da década de 1590. As comédias A Megera Domada, A Comédia dos Erros Os Dois Cavalheiros de Verona, também pertencem a este período mais antigo. Junto as tragédias sangrentas Tito Andrônico e Cimbelino.

Sonho de uma noite de verão teve sua autoria questionada pelos céticos, se foi escrita por Shakespeare ou por outro autor. Fontes textuais confirmaram a autoria da peça a Shakespeare. Em 1623, John Heminges e Henry Condell , dois amigos de Shakespeare dos King's Men, publicaram o First Folio , uma edição coletada das peças de Shakespeare. A peça é uma mistura espirituosa de romance, magia de fadas e cenas cômicas de submundo. 

A Peça se passa em Atenas, Grécia e inicia nas vésperas do casamento de Teseu, duque de Atenas e Hipólita, Rainha das Amazonas. Para quem não sabe, a comédia fala muito da mitologia Celta, Grega e Romana. No final do livro tem um glossário explicando todas as referências a personagens da mitologia.
Segundo a lenda, As Amazonas eram mulheres guerreiras que governavam a si próprias só mantendo relações com homens para ter filhos, elas criavam só as meninas, Hipólita rainha das amazonas teve seu cinto roubado por Héracles ou Hércules e terminou assassinada por ele. Mas aqui, Shakespeare usou da liberdade poética, fazendo de Hipólita noiva do duque.

Teseu e Hipólita, junto ao criado Filostrato estavam no palácio de Atenas preparando-se para consumar o casamento.

Citação 
TESEU - Bela Hipólita! A hora de nosso casamento se aproxima. Faltam quatro dias para a lua nova. Oh! A velha lua parece minguar tão lentamente! retarda meus desejos! ( Ato 1, Cena I)

Quando ambos vêem entrar no palácio, um homem alvorosado, Egeu, pai da Hérmia, uma moça de Atenas. Junto a Egeu, vêm Hérmia, sua filha, Lisandro, um rapaz nobre e Demétrio, outro jovem nobre. Teseu exige saber o que se passa, quando Egeu diz que deu o seu consentimento a Demétrio para se casar com sua filha Hérmia, mas Hérmia está apaixonada por Lisandro e nega-se a casar-se com Demétrio, pois diz não ama-lo.

Teseu exige que Hérmia obedeça seu pai e se case com Demétrio, caso contrário pelas leis de Atenas, terá de ser executada, ou condenada a se trancar eternamente num convento se tornando Monja. Hérmia diz a Teseu que preferiria ser monja a se casar com um homem a quem sua alma se recusa a dar título de soberano.

Ilustração de Teseu, Hipólita, Egeu, Hérmia e Demétrio.

Teseu estipula um prazo para que Hérmia se decida se vai ou não se casar com Demétrio. Na próxima lua nova, será celebrado o casamento de Teseu e Hipólita, naquela ocasião, ou Hérmia morrerá por desobediência a seu pai, ou se casará com Demétrio ou jurará no altar da deusa Diana um voto de castidade eterna,se tornando monja.

Após saírem do palácio de Teseu, Lisandro combina fugir com Hérmia para a casa de uma tia viúva dele fora de Atenas, lá eles poderão se casar e ser felizes. Eles combinam se encontrar num bosque naquela noite. Lisandro vai embora.

Quando entra Helena, uma jovem apaixonada por Demétrio e que ouviu parte da conversa de Hérmia com Lisandro. Ela sabe que os dois planejam se encontrar no bosque e fugir. Helena se sente infeliz, pois é constantemente desprezada e rejeitada por Demétrio que ama Hérmia. Entrementes, Helena numa tentativa frustada, tenta "copiar" Hérmia para que Demétrio a ame.

Citação

HÉRMIA - Que Deus guarde a bela Helena, aonde vai?

HELENA - não diga mais que sou bela. Demétrio ama sua beleza. Oh! Feliz Beleza! Seus olhos são brilhantes como as estrelas. O som da sua voz é mais melodioso que o canto da cotovia. Eu daria qualquer coisa para ser você. Oh! Ensina-me assim a ser tão bela. Diga com que arte consegue dominar o coração de Demétrio. ( Ato 1, Cena I)

Enquanto isso, em Atenas, conhecemos uma trupe de atores que se reúnem na casa de Pedro Marmelo, o carpinteiro. Eles estão ensaiando uma peça para ser encenada no casamento de Teseu e Hipólita. O nome da peça é 'A muito lamentável comédia e muito cruel tragédia de Pirámo e Tisbe'. 
Ilustração dos personagens da peça.

Os atores Pedro Marmelo, o carpinteiro; Franscisco Flauta, o consertador de foles; Nick Fundilho, o tecelão; Tomás Focinho, o funileiro; Robin Faminto, o alfaiate ; e Bem Feito, o marceneiro; combinam de ensaiar a peça no mesmo bosque onde Hérmia e Lisandro vão encontrar. Enquanto, Helena é desprezada e insultada por Demétrio ela revela que Hérmia e Lisandro vão ao bosque e depois planejam fugir.

Demétrio e Lisandro disputam Hérmia.

Há um bosque encantado perto de Atenas, no bosque moram as fadas, os duendes e os gnomos. Titânia, a rainha da fadas e dos elfos guia um cortejo com cantigas doces que ilumina o bosque com sua mágia. Oberon, rei dos duendes e gnomos ajuda Titânia e as fadas a trazerem luz e brilho aquele bosque encantado. Puck, é um duende travesso que vive se metendo em encrencas. Ele observa fascinado as fadas Flor de Ervilha, Grão de Mostarda, Teia de Aranha, e Mariposa iluminarem o céu do bosque com o bilho e a mágia das fadas.

Titânia e Oberon, rei e rainha das fadas e duendes( imagem: Pinterest)

Oberon vê a chegada de Demétrio e Helena no bosque, e observa o rapaz desprezar Helena e se afastar dizendo:

"Demétrio - Eu não a amo. Não me persiga! Onde estão Lisandro e a bela Hérmia? Você me disse que eles haviam fugido para este bosque! Mas não consigo encontrar a minha Hérmia! (Pausa) Vá embora, e não venha mais atrás de mim!

Helena - você me atrai como um ímã, apesar de seu coração tão duro. Deixe de fazer uso de seu poder de atração, e não o perseguirei mais.

Demétrio - Eu a atraio? Eu a encorajo? Pelo contrário, digo claramente que não a amo! Que não posto amá-la!

Helena - Por este motivo eu o amo mais ainda. Sou como um cão, Demétrio! Quanto mais me bater, mais o bajularei. Trate-me como a um cão se quiser. Mas permita que eu o acompanhe.

Demétrio - Fugirei da sua presença. Ficará a mercê das feras.

Helena - A pior delas não têm um coração feroz como o seu!

Demétrio - vou embora. Se me seguir, vou insulta-lá
Sai Demétrio. (Ato 2, Cena I)

Oberon, rei dos duendes decide intervir, ele manda o duende Puck colher um ramalhete de amores-perfeitos , e produz uma poção do amor dando uma missão a Puck, encontrar o jovem ateniense Demétrio e despejar a poção da flor nos olhos dele enquanto estiver adormecido. Assim, ao acordar, a primeira donzela a quem ele visse se apaixonaria instantaneamente.

Representação de Demétrio de Sonho de uma noite de verão ( imagem: Pinterest)

Pouco depois, Lisandro e Hérmia chegam ao bosque, cansados e apaixonados, os dois adormecem nos arbustos do bosque. Puck chega e tendo vasculhado todo o bosque a procura do rapaz ateniense e não encontrado se depara com os dois jovens adormecidos. Puck pensa que Lisandro é o rapaz que Oberon disse, já que Lisandro também é ateniense. Despejando a poção do amor em Lisandro, Puck some atrás das árvores.

Lisandro e Hermia (imagem: Pinterest)

Enquanto isso, Helena persegue Demétrio pelos bosques sem ver Lisandro e Hérmia adormecidos ali perto. Quando Helena está descansando, e Demétrio fugiu. Lisandro acorda e vê Helena, e sob os efeitos da poção do amor logo se apaixona perdidamente por ela.
Lisandro passa a perseguir Helena, logo Hérmia acorda e sem entender o que está acontecendo vai atrás de Lisandro que afirma que a odeia e ama somente Helena.

A Cabo, os atores chegam ao bosque para encenar a peça de Pirámo e Tisbe, enquanto estão encenando a peça, chega Puck, o duente travesso que não pode ser visto pelos mortais. Puck começa a pregar peças nos atores, confundindo-os e entoando suas falas ao aveso, Puck faz com que surja uma cabeça de burro em Nick Fundilho, o que causa um pânico geral entre os outros atores que fogem. Puck faz com que  Nick Fundilho ainda com a cabeça de burro adormeça debaixo de um velho carvalho. Usando a poção do amor para fazer Titânia se apaixonar por ele.
Nick Fundilho com a cabeça de burro em Sonho de uma noite de verão ( imagem: Pinterest)

Oberon percebe o erro cometido por Puck, agora Lisandro está apaixonado por Helena, e rejeita sua verdadeira paixão, Hérmia. Oberon faz com que Puck desfaça o mal entendido, fazendo Demétrio adormecer e aplicando- lhe a poção do amor, Demétrio sob efeito da poção agora ama Helena. Mas Lisandro quer lutar num duelo contra Demétrio por Helena. Oberon exorta Puck a consertar tudo antes que Lisandro e Demétrio se matem.

Entrementes, Puck faz um nevoeiro e uma neblina cobrirem o bosque, quando Lisandro e Demétrio vão duelar, ele causa uma confusão entre ambos, assumindo ora a voz de Demétrio, ora a voz de Lisandro. Assim durante toda a noite até que os quatro: Lisandro, Hérmia, Demétrio e Helena adormeçam. Dai, Puck despeja a poção do amor sob os olhos de Lisandro, que volta a se apaixonar por Hérmia.

Quando amanhace, Teseu e seu séquito os aborda no dia seguinte, Demétrio confessa estar apaixonado por Helena, enquanto Hérmia por Lisandro. Egeu concede o casamento de sua filha com Lisandro. Teseu afirma que deseja que os dois casais sejam unidos pelos laços matrimoniais. Pouco depois, eles retornam ao palácio de Atenas, onde se realizam os três casamentos (de Teseu e Hipólita, de Hérmia e Lisandro, e de Helena e Demétrio).

Logo após, A corte se reúne para assistir a peça de Pirámo e Tisbe de Pedro Marmelo e os outros atores. Enquanto Puck e os duendes e Titânia e as fadas rodeiam o teatro com sua mágia invisível aos olhos mortais.

Clara, simples, divertida e de fácil compreensão, Sonho de uma noite de verão é uma comédia poética e romântica que explora a mitologia, os duendes e as fadas dão aquele tom mais mágico e que faz agente pensar que tudo pode acontecer. Pensar em fadas me fez mergulhar nos sonhos, e relembrar outras fadas presentes na literatura. A princípio meu primeiro contato ( não sei se posso dizer contato, já que fadas não existem) com estes seres mágicos e encantadores foi com Peter Pan, o garotinho que não queria crescer e sonhava em ser um herói, e derrotar o temível Capitão Gancho. Na minha infância, Peter Pan era um modelo para os outros garotinhos seguirem na época, assim como tantos outros personagens como Tom Sawyer, Huck Finn, Robin Hood, Cedric ,o pequeno lorde , Sir Lancelot, D'Artagnam, O Pequeno Príncipe , cavalheiro Wilfred de Ivanhoé , Tistu, menino do dedo verde, Hugo Cabret , David Copperfield, O Pequeno Nicolau, Pinóquio, Mogli, Tio Sam, Dom Quixote, Oliver Twist , Dickon , xtentacion e etc. Pan era bravo, tinha coragem, e idealizava ser criança para sempre, porque crescer significaria deixar de vivenciar as experiências que só exitem na infância. As fadas da peça me fizeram relembrar toda a minha infância, porque falar em fadas, gnomos, anões e unicórnios coloridos é falar de infância.

Embora Shakespeare tenha sido um dramaturgo que escreveu obras principalmente voltadas para os adultos, para mim, ele deixou pequenos vestígios dos sonhos idealizados na infância em Hamlet e Sonho de uma noite de verão. As fadas e duendes são seres muito idealizados pelas crianças, nesta comédia Shakespeare criou uma subtrama dos habitantes do bosque encantado. As fadas são personificadas como seres bondosos que amam cantar canções e são invisíveis aos humanos. Os duentes, por sua vez, são mais trapalhões e brincalhões, são seres curiosos e que pregam peças.

O Bosque encantado serve de cenário para junção de todas as subtramas. A peça trágica de Pirámo e Tisbe ( se asemelha vagamente a Romeu e Julieta) encenada pelos atores no bosque é tão mau encenada por sinal, que se torna uma comédia, se une a trama das confusões dos dois casais, é claro, que eles não chegam a ver um ao outro, já que estão em partes distantes do Bosque, e não se conhecem. Shakespeare usa de liberdade artística para compor alguns personagens, segundo reza a lenda, Teseu seria filho do Deus do mar, Posêidon e não teria se casado com Hipólita ( que como eu já disse, na lenda, foi assassinada por Hércules), Teseu abriu mão de vários de seus poderes para dá-los a uma assembleia eleita por cidadãos, fundando a Democracia.

No bosque, ainda existem outras criaturas mágicas que não são mencionadas diretamente no texto, como as Musas e as Ninfas, divindades das águas, das fontes e das nascentes, representadas sobre a forma de belas jovens. Muito desta peça gira em torno da Mitologia grega e romana.

A peça de Pirámo e Tisbe é uma tragédia que é apresentada aos cortesãos, nobres, reis, rainhas, duques,e duquesas no final após o casamento dos dois casais no palácio de Teseu. O carpinteiro Pedro Marmelo sobe ao palco para entooar um Prólogo, logo entram em cena Nick Fundilho como Pirámo, um rapaz ateniense e Franscisco Flauta fantasiado de mulher como Tisbe, uma donzela nobre. Basicamente, os dois amantes se encontravam através de um buraco no muro ao luar. Até que uma espécie de Leão entra e ataca Tisbe a donzela, até que Pirámo chega e pensando que Tisbe está morta, crava o punhal no próprio peito morrendo gravemente. Tisbe caida a sombra de uma amoreira, e de uma cacta, vendo a morte de seu amado, pegando o punhal, apunhala-se e morre.

Foi uma comédia engraçadíssima e tive um leitura prazerosa, gostei muito do Demétrio, Lisandro, da Titânia e do Puck. Tanto quando amo outros personagens de Shakespeare: Hamlet, Iago, Fortimbrás, Desdêmona, Cássio, Horácio, Emília. Algo que particularmente amo nas comédias de autor são a poesia, a mágia, a criatividade e o encanto.

Sonho de uma noite de verão já foi adaptada com êxito diversas vezes para cinema e teatro. Assisti a um curta-metragem de mesmo nome da Disney, que era exibido no extinto canal Club Disney, que exibia produções antigas da Disney na tv aberta. O canal era trasmitido através das parabólicas por meio de um sistema de sindicação para todo o Brasil e América do Sul . A marca Club Disney foi licenciada pela Embratel dia 12 de Outubro de 2010. Segundo nota oficial da Embratel, o Club Disney tinha como principal foco promover, dentro da Claro TV, programas da Disney para atrair mais clientes das parabólicas, o canal foi retirado do ar em 2021. Acho incrível em como tanto nas comédias como nas tragédias, o autor inglês consegue se manter autêntico, muitos autores já beberam desta fonte inesgotável de inspiração que é a obra do Dramaturgo. O autor consegue falar sobre política, ética e moral e despertar na platéia a consciência sobre a importância destes valores para nós, como sociedade humana. Você se sente tão calmo e fica á vontade, espontâneo e leve, muito de boa lendo está obra fantástica. Para mim, Sonho de uma noite foi uma leitura deliciosa e aconchegante, me fez ver um lado tão divertido de Shakespeare,sem dúvida, um dos meus favoritos do autor.

Já em sua época, na era Renascentista da Inglaterra, Shakespeare se tornou famoso por suas peças, muitas das vezes ele se baseava em lendas e histórias contadas oralmente para criar suas peças. Seu pai foi um artesão que trabalhava com o couro, Shakespeare nasceu em 1564, na cidade de Stratford Upon Avon, Inglaterra. Ele era um leitor fiel dos clássicos da antiguidade e também conhecia muito bem a bíblia. Em sua obra, há referências cristãs a passagens bíblicas, ao jejum, a oração/prece , e ao batismo. Acredita-se que Shakespeare era Protestante. Ele mudou-se para Londres, aos 21 anos já casado com Anna Hathaway, com quem teve 3 filhos. É considerado o maior poeta e Dramaturgo da Renascentismo da Inglaterra. Sua obra influenciou pessoas ao longo dos séculos, mesmo mais de um século após sua morte. Rico e famoso, morreu na cidade onde nasceu em 1616.

Seguindo o projeto de leitura de Shakespeare, ainda não sei qual será a próxima obra, já que ainda faltam inúmeras obras. Até agora só falei das melhores obras dele, Hamlet e Sonho de uma noite de verão ( particularmente não curti tanto Otelo como imaginava). Há também a possibilidade de minha próxima resenha ser de uma obra de Henry Rider Haggard, estou curtindo muito a escrita desse cara, conhecendo mais da obra dele, e Haggard têm um talento nato, e uma bunda enorme, sem brincadeira, que homem da bunda grande. Mas é isso, espero que você tenha um belo dia, um beijo e fique com Deus.

Já escolhi quais obras serão as próximas, muito em breve trarei A Megera Domada, que apesar de ser uma obra mais antiga, têm o mesmo estilo divertido de Sonho de uma noite de verão, e depois veremos provavelmente Romeu e Julieta ou Rei Lear. Meu plano inicialmente era falar de todas as tragédias em ordem, e depois as comédias e por último e menos importante as tragicomedias e dramas históricos. Mas isso tornou-se inviável pois algumas peças dele simplesmente são irrelevantes, eruditas e que nos dias de hoje, você JAMAIS veria uma situação parecida.

Fiquei entusiasmado com a idéia de ver a peça que foi a base para um curta-metragem que amo. 

Minhas Citações Favoritas

Lisandro - Ai de mim! Por tudo que eu pude ler, ou aprendi com a tradição, o verdadeiro amor nunca segue um caminho fácil!

Oberon - Flor de púrpura cor
Ferida pela flecha do amor
Penetra estes olhos fechados
Por aquela que tanto o ama
Brilhará a nova chama

Puck - Profundamente adormecido, o rapaz sobre a terra. Vou aplicar o remédio em seus olhos. (Espreme a erva nos olhos de Lisandro) Ao despertar, ele sentirá uma grande felicidade ao contemplar os olhos daquela que antes amava. Nada acontecerá ao contrário do que deve ser. Tudo terminará bem!

Titânia - (Levantando-se) Meu Oberon, que sonhos tive! Sonhei que estava apaixonada por um asno!

Demétrio - Minha lembrança das coisas que aconteceram é mínima e imperceptível, como as montanhas que ao longe se confundem com as nuvens.

Pedro Marmelo - (Como Prólogo)
Gentil platéia, talvez com este espetáculo vá se espantar
Mais admirada ficará quando a história tudo explicar
Este homem é Pirámo, que amou heroicamente
Esta bela dama é Tisbe, a quem se dedicava este homem coberto de cal , disfarçado tão toscamente
Será o muro, esse Muro vil que nossos apaixonados separava 
Através da fenda do Muro, a nossas pobres almas restava
Viver sua triste sina, e em voz baixa segredar
Este homem com a lamparina, um cão e um galho de espinhos 
Representa o luar, sob cuja luz encontravam-se sozinhos
Os dois apaixonados para suas juras de amor trocarem
Foram até o túmulo de Nino, para um encontro sem medo
Mas esta fera malvada, cujo nome é Leão, tudo pôs a perder
E nessa noite, Tisbe chegou mais cedo!
Sobre ela saltou o leão, e de medo ela fugiu
Ao correr, seu manto sobre o chão caiu
Que o terrível Leão manchou com sua boca sangrenta
Pouco Depois chegava Pirámo, o jovem rapaz alto e encantador
Encontrou o manto ensanguentado, mergulhou na dor Ergueu a lâmina culpada de seu próprio punhal No ardoroso e rubro coração deu golpe fatal
Tisbe, à sombra de uma amoreira escondida,
Ao vê-lo perecer, no peito embainhou a mesma adaga
O Leão, o Luar, o Muro e o casal apaixonado 
Tudo contarão, bem representado.

Minhas redes:
Facebook: Danieldeoliveira 
Meu Grupo Particular no Whatsapp: https://chat.whatsapp.com/B9lGB5TORyW7Q6tCD5jGp6
Site de fofocas patrocinadas @gomesdaniel44

Nenhum comentário:

Postar um comentário