sexta-feira, 5 de julho de 2024

Resenha: Harry Potter e a Pedra Filosofal

Pôster do lançamento especial de 20 anos do filme (imagem: internet)

Confesso que sempre fui fã de Harry Potter, é uma das minhas sagas favoritas, que tem um lugar especial no meu coração junto com Percy Jackson, Jogos Vorazes, Maze Runner, As Crônicas de Nárnia, O senhor dos anéis entre outras. Já assisti a todos os filmes da série Harry Potter, já li e reli todos os livros, e hoje resolvi fazer uma resenha de Harry Potter e a Pedra Filosofal, primeiro volume da série composta por sete livros. Antes disso, prefisamos falar sobre a autora de Harry Potter, Joanne Kathleen Rowling ou simplesmente J. K. Rowling nasceu no Reino Unido, ela estava desempregada e dependia de auxílio do governo inglês na época da publicação de A Pedra Filosofal, ela conta que a idéia para escrever o livro surgiu quando ela estava em um trem, da estação King's Cross, e parou num café local. Ela diz que todos os personagens do livro já estavam prontos na sua mente, foi ai que ela publicou o livro que se tornou um fenômeno de vendas, com mais de 500 milhões de exemplares vendidos.

J.K. Rowling em 1997 com a primeira edição inglesa de Harry Potter e a pedra filosofal (imagem: internet)

A obra conta a história de Harry Potter é um garoto especial que mora com os tios: Válter e Petúnia Dursley e o primo Duda, na rua dos Alfeneiros número 4. Os pais de Harry morreram quando ele ainda era bebê, e ele foi acolhido pelos tios. Os tios de Harry vivem maltratando-o e tentando ridiculariza-ló. Até que um dia, Harry começa a receber cartas sem parar de um lugar chamado Hogwarts. Os tios tentam afasta-lo das cartas, chegando a levá-lo para passar a noite num hotel de aspecto sombrio na periferia de uma grande cidade. Harry vai completar 11 anos a meia noite, ele começa a estranhar os eventos esquisitos que ocorreram na sua vida. Ele se recorda de uma ida ao Zoológico com os tios, onde ele falou com uma cobra numa jaula e fez o vidro da jaula desaparecer, assim a cobra fugiu. Estranhos eventos vêm ocorrendo na rua dos Alfeneiros, chuva de estrelas, corujas voando por todos os lados, gatos estranhos lendo placas de trânsito.

Naquela mesma noite, Harry é visitado pelo gigante bondoso Hagrid, que lhe dá um bolo de aniversário e deseja um feliz aniversário ao garoto. Hagrid revela que Harry é um bruxo assim como seus falecidos pais, e como tal deve ser educado na escola de bruxarias de Hogwarts. Harry vê seu mundo virar de ponta a cabeça, assim que embarca no trem para Hogwarts, lá ele conhece novos amigos: Rony Weasley, um garoto ruivo e brincalhão e Hermione 'Mione' granger, uma garota inteligente e leal. Além de novos rivais: Draco Malfoy, um garoto que o odeia, junto com seus amigos Cabble e Goyle. Ao chegar em Hogwarts, os alunos são submetidos a uma seleção, existem quatro casas em Hogwarts: Grifinoria, Sonserina, Lufa-Lufa e Corvinal, cada uma fundada por um bruxo diferente. Eles usam um velho chapéu de bruxo falante - o chapéu seletor - para escolher para qual casa o aluno irá. 

A medida que os dias passam, Harry descobre mais sobre o passado de seus pais, Thiago e Lilian Potter. Harry encontra consolo e sábios conselhos no velho diretor de Hogwarts, Alvo Dumbledore. Harry descobre que seus pais foram mortos por um bruxo malvado e das trevas chamado Lord Voldemort que lançou um feitiço chamado maldição Avadra Kedavra nos pais dele, liquidando-os. Mas o feitiço falhou quando ele tentou matar Harry ainda bebê, o feitiço produziu uma cicatriz em forma de raio na testa do garoto e enfraqueceu Lord Voldemort, que fugiu logo em seguida.

Lord Voldemort enfraquecido, se esconde nas florestas da Albânia. Uma noite fugindo do Pottersgaist Pirraça (o castelo de Hogwarts era assombrado por vários fantasmas), Harry encontra uma sala onde jaz um espelho mágico ( chamado de Espelho de Ojesed) capaz de mostrar o maior desejo de quem olhar para ele. Ao olhar para o espelho, Harry vê toda a sua família.

Harry descobre que Lord Voldemort está em busca de um artefato mágico, A Pedra Filosofal. Harry, Rony e Hermione começam a fazer pesquisas para entender o que é a pedra Filosofal. Mais tarde, eles conseguem achar uma pista de onde está a pedra, graças a Hagrid. A pedra pode estar escondida nas profundezas de Hogwarts.

Harry, Rony e Mione continuam a investigar, até descobrirem que Alvo Dumbledore e o  alquimista Nicholal Flamel foram os responsáveis pela pedra ter ido parar em Hogwarts. A Pedra Filosofal é uma pedra lendária da alquimia, que se acredita ser capaz de dar imortalidade a quem possui-lá, além de transformar metais em ouro. Harry e seus amigos terão de encontrar a pedra filosofal antes que ela caia em mãos erradas.

Este primeiro volume não é o meu preferido da série, meu favorito é Prisioneiro de Askaban. A escrita da autora é em terceira pessoa, ela descreve os lugares, os personagens, as coisas e todo o resto. Alguns personagens são muito divertidos como Rony, Hagrid e os gêmeos Fred e Jorge irmãos do Rony, eles dão aquele tom mais espontâneo e humorístico em alguns momentos. Outros personagens me dão uma pena, que nem o Neville Longbottom, porque ele é gordo e atrapalhado, Draco Malfoy e Severo Snape, este último sempre é apontado injustamente como culpado e malvado pelo trio Harry, Ron e Mione.

Da esquerda para direita, Rony Weasley (Rupert Grint), Harry Potter (Daniel Radcliffe) e Hermione granger (emma watson) (Imagem: internet)

Nos filmes, algumas das características e a personalidade dos personagens são levemente alteradas, precisamos falar sobre a atuação sensacional de Daniel Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint como Harry,Hermione e Rony Weasley, respectivamente. O filme também tem algumas alterações, o personagem Pirraça, o Pottersgaist foi excluído dos filmes. Toda a sequência inicial do livro foi mudada no filme. Não me lembro se o Harry dormia dentro de um armário embaixo da escada no filme. Os filmes fizeram muito sucesso assim como os livros, que a autora J.K. Rowling lançou uma outra saga ' Animais Fantásticos e onde habitam' que inclusive é um livro da biblioteca de Hogwarts, e é citado em Harry Potter. Essa saga se passa muito tempo antes de Harry Potter, mas no mesmo mundo. Algumas pessoas se perguntam : há mas como é a mente do Harry? A mente dos homens é a coisa mais simples do mundo, logo porque nem todos os homens pensam igual. Alguns homens pensam de um jeito, outros de outro jeito. Afinal, são pessoas diferentes. Gente, mas a mente dos homens é a coisa mais simples do mundo. Quem é paranóica, enrolada e complexada são as mulheres. Claro que todos os homens não pensam igual. Eu mesmo, penso muito diferente do meu pai e de outros colegas. Na obra, você não têm uma ideia exata dos pensamentos do Harry, porque a autora narra em terceira pessoa. Uma coisa boa é que o narrador é imparcial, não é nem uma mulher nem um homem que estão narrando, claro que você ver o mundo pelos olhos de uma mulher vai ter destaque para maquiagem, moda e "coisas de mulher" como menstruação e moda no geral. Quando você vê o mundo pelos olhos de um homem o foco maior é na abundância de força, trabalho e bebidas. Claro que os gostos variam de pessoa pra pessoa, afinal ninguém é exatamente igual ao outro. O que quero dizer é que o narrador em terceira pessoa é completamente imparcial. A Imparcialidade porque se você fosse uma mulher você ia dar vantagem para outras mulheres, se você homem ia dar vantagem pros homens.

( Vou te contar um segredo. Na verdade, os homens gostam de mulher da vagina grande, quente e rosada, só isso. A primeira coisa que um homem olha numa mulher é o tamanho da boceta, porque na hora do coito,a boceta têm que agentar o pênis-monstro-rasgador-de-boceta-de-20-centimetros. Outra coisa que os homens gostam é bebida alcoólica. A verdade é que as mulheres se arrrumam e passam maquiagem para impressionar outras mulheres, porque homem mesmo detesta maquiagem, eles só querem saber de foder vádia e se livrar delas. Amor? Raramente têm amor no meio de um relacionamento, só querem saber de foder para prociar)

Apesar de ter sido escrito por uma mulher, não têm feminismo em Harry Potter. J. K. Rowling inclusive se envolveu num escândalo após falas negativas sobre mulheres trans.

Nenhum comentário:

Postar um comentário