quarta-feira, 16 de outubro de 2024

Joyland Stephen King

 

(Imagem: internet)

O que você faria se você fosse contratado para trabalhar em um parque de diversões no verão e de repente descobrisse que o parque e mal-assombrado? Foi isso o que aconteceu com o jovem Devin Jones, um rapaz que morava na cidade fictícia de Heaven Bay no Maine, Estados Unidos. 

Joyland é sem dúvida, um dos livros de Stephen King mais divertidos. A história toda é narrada pelo próprio Devin Jones, um rapaz ingênuo e que vive uma desilusão. A namorada de Devin, Wendy promete que reencontra-lo no fim do semestre da faculdade, Devin trabalhava numa lanchonete e um dia - um cliente jogou um jornal velho fora- e ele encontrou um anúncio no jornal sobre a vaga de emprego no parque de diversões Joyland, animado com o que leu no jornal, Devin aceita um emprego de verão no parque na Carolina do Norte.

Logo, Devin consegue hospedagem numa pensão perto do parque onde mora uma velha mulher - a Sra. Shoplaw - que diz conhecer tudo sobre os funcionários de Joyland e sobre os estranhos eventos que aconteceram no local. Rozzie, uma velha cartomante cheia de penduricalhos e bijuterias baratas que diz ser medium vidente confronta Devin e o alerta que ele conhecerá duas crianças naquele verão: um menino com um cachorro e uma menina de chapéu vermelho.

A namorada de Devin, Wendy o abandona e lhe envia uma carta dizendo que encontrou outra pessoa. Em Joyland, Devin tem de vestir uma fantasia e interpretar Howie, o cão feliz o mascote de Joyland. Com o passar dos dias, Devin torna se amigo de outros dois contratados Tom e Erin, além de Lane Hardy, o homem que opera a roda-gigante Carolina. Devin come e dorme mal, e passa a maior parte do tempo livre ouvindo música e pensando em suicídio.

Devin percebi que tem talento para interpretar Howie, o cão feliz, e entreter as crianças. Um dia, Devin encontra a menina do chapéu vermelho que Rozzie falou, e salva a vida da menina de morrer engasgada com um cachorro quente. Isso lhe rende admiração e confiança de seu chefe, o Sr. Easterbrook e aclamação local.

Eventualmente, Devin continua a conversar com a Sra. Shoplaw sobre eventos estranhos que ocorrem em Joyland. Enquanto isso,Lane, Tom e Eri alertam Deviam sobre as paranóias de Rozzie, que diz sentir presságios. Rozzie, na verdade, é Madame Fortuna e eventualmente faz previsões do futuro e agouros de morte. Ao andar pelo parque, Madame Fortuna prevê um agouro de morte no Horror House 'A Casa dos Horrores'.

Lane, Tom e Eri não dizem a Devin sobre o que houve em Joyland antes dele chegar. Devin então descobre que houve um assassinato de uma garota chamada Linda Grey dentro da Casa dos Horrores, anos antes e que reza a lenda, o fantasma de Linda Grey ainda assombra o brinquedo. O assassino de Linda Grey conseguiu escapar e não foi localizado. Devin descobre mais detalhes de como foi o assassinato, um rapaz junto com Linda Grey entraram no brinquedo e o homem esfaqueou Linda Grey dentro do brinquedo, ele usava duas camisas e retirou a camisa manchada de sangue, fugindo em seguida para ninguém conseguir encontra-lo.

O Assassino de Linda Grey ainda estava a solta, Tom é o único a ver o fantasma de Linda Grey na Casa dos Horrores. No final do verão, Devin decide tirar um ano de folga da escola, e enquanto passeava pelas praias da Carolina, ele conhece uma mulher chamada Annie e o filho dela, Mike que moram perto de Joyland. Tom continua a investigar o assassinato de Linda Grey, enquanto Devin tenta ver o fantasma, numa noite ele entra na Casa dos Horrores mas não a vê.

Eri e Tom continuam a investigação do assassinato, trazendo fotos e vídeos provando que este foi apenas mais um de uma série de assassinatos não resolvidos. Annie e Devin passam a se gostar, principalmente porque Annie vê que Devin consegue deixar seu filho feliz. Mike diz a Devin que sabe sobre o fantasma de Linda Grey, e ao ver o cachorro de Mike, Devin percebe que Mike é o garoto que Rozzie havia lhe falado.

Como a obra é do Stephen King, o final é bem chocante, para mim foi um dos livros curtos do King mais interessantes, a obra é bem curtinha tem umas 90 páginas 100 páginas não me lembro direito porque já faz um tempo que terminei de ler mas é uma leitura muito rápida como o livro é muito curto ele nem tem capítulos, a escrita do Stephen King é colossal, incrível como ele consegue mesclar tanta coisa e ainda ser coeso, gostei muito da escrita dele, ele consegue transmitir os pensamentos de um jovem de 20 e poucos anos com muita clareza versatilidade. Não sei dizer o quão gostei da escrita dele, mas o que achei negativo foi a ausência de personagens e subtramas, ao contrário dos outros livros do King como Salém,A Hora do Vampiro , It, a coisa , Carrie, O Iluminado. Joyland é muito raso, temos um simples fantasma que nem aparece e um caso de investigação para ser resolvido. Em se tratando de Stephen King, Joyland é bem fraco no quesito terror. O que mais desaponta é que nem no final o fantasma da Linda Grey aparece.

Joyland é um terror mais leve, não é daqueles terror pesado estilo pânico e Invocação do mal, diria até que é um terror drama juvenil. Me identifiquei muito com o personagem Devin Jones em alguns momentos, porque na adolescência tem toda aquela loucura agente só quer curtição e rolê loucos.

Na adolescência agente só quer ser o mais fodão, o cara descolado que anda de bike mil grau. E as meninas só querem ser tendência de moda. Agente só quer ser aceito pelos colegas, daí agente vai em tudo que é rolê louco para ser aceito.

Joyland fala muito de adolescência, ser adolescente, e ter aquelas inseguranças de adolescente, já o terror fica de lado, se você espera um terror bem pesado, Joyland não é para você. Aqui o terror e o suspense são quase nulos, é muito morno e o final e um final estilo filme de faroeste antigo. Há muita ação no final, mas ainda deixa a desejar, porque o terror não acontece, o ser sobrenatural ele não aparece e acaba sendo só mais um draminha juvenil morno.

Finalmente, Joyland não é bom no quesito terror, ele falha muito nisso. Mas se você quer um romance mais morno com um drama juvenil, você vai gostar. O ponto forte de Joyland é a escrita, que é muito bem caprichada, você começa a ler e não quer mais parar até acabar, a escrita do Stephen King é viciante, ele consegue mostrar tudo tão claramente de forma tão relevante. King sempre consegue cativar o leitor seja pela sua escrita fascinante, seus personagens carismáticos, e sua criatividade magnífica, não é a toa que ele é chamado de Mestre do terror moderno.

Stephen King (imagem: internet)
Se eu falar mais da obra vou acabar revelando toda a história, então já está bom, já deu para você ter uma noção de que se trata Joyland. Joyland minha primeira experiência com Stephen King. Logo porque ele é um autor muito famoso globalmente, já lançou uns 80 livros ao longo de sua carreira.  Muitos deles já adaptados para cinema, tv, teatro.

 Inclusive, a Netflix lançou recentemente o filme A Hora do Vampiro, que é adaptação da obra Salém, livro que já li mas ainda não fiz a resenha. Pra ficar mais legal, assim que eu assistir o filme, trago a crítica tanto do livro como do filme.

Sou muito fã do Stephen King, ele é um grande autor, meu sonho é conhecer o Stephen King, ficaria muito emocionado em conhecer um autor conhecido na mídia global.

Meu sonho é escrever um livro , e ficar famoso na mídia global. 

Bem gente, por hoje é só, um beijo e tchau,tchau.

minhas redes:

Insta

https://www.instagram.com.br/danielgomesbrasil

Facebook 

https://www.facebook.com/danieldeoliveira


Crítica: Jogos Vorazes: A Cântiga dos Pássaros e das Serpentes

Pôster internacional de Jogos Vorazes:A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes (imagem: internet)

Contém Spoiler

 Vou começar dizendo algo que talvez você já saiba, o longa metragem é um pequel da saga de filmes Jogos Vorazes, e é baseado no livro de mesmo nome da autora Suzanne Collins como sempre a autora deixou algumas dúvidas em aberto no final do prequel - ela adora fazer isso para instigar o telespectador a querer mais - o longa metragem traz a atriz Rachel Zegler, de Amor, Sublime Amor e Tom Blyth no papel dos dois protagonistas.

Se você já assistiu a saga de filmes Jogos Vorazes, já sabe que está história se passa muito antes e talvez você já entenda como funciona o mundo de Jogos Vorazes. Caso não tenha assistido os três filmes de Jogos Vorazes eles estão disponíveis no streaming Warner Play, Max. Acho fundamental você assistir porque senão você não vai compreender direito algumas referências do filme.

Resumindo a história, na Trilogia Jogos Vorazes protagonizada por Jennifer Lawrence acompanhamos um mundo distópico onde grande parte da humanidade foi dizimada, onde só a América do Norte é povoada, lá fica a cidade de Panem, que vive sobre uma espécie de ditadura. Existe uma grande cidade que é rodeada por 13 distritos -A Capital - o distrito 13 foi destruído numa guerra chamada Dias Sombrios, onde houve uma rebelião, restando os 12 distritos. Aqui acompanhamos a jornada de uma jovem chamada Katniss Everdreen, que mora com a mãe e a irmã mais nova, Primrose no distrito 12. O pai dela morreu e ela têm um grande amigo que caça na floresta com ela, Gale. Katniss é boa com arco e flecha e uma ótima caçadora. Anualmente é realizada uma competição chamada Jogos Vorazes, no qual eles realizam uma seleção - a Confeita - um menino e uma menina de cada distrito é selecionado para participar dos Jogos Vorazes.

Essa competição consiste em colocar os participantes - chamados tributos- dentro duma arena para lutarem até morrer, o último a ficar vivo é o vencedor e pode voltar pra casa.

Em A Cântiga, a história se passa na 10° edição dos Jogos Vorazes, a autora aproveitou para explorar como surgiu os Jogos Vorazes, quem criou, porque criou. Mas ela fez uma má escolha, na minha opinião, em colocar como protagonista justamente o vilão da Trilogia, Coriolanus Snow. O ditador sangrento que matou e fez coisas horríveis na trilogia, aparece mais jovem. Na Trilogia vemos Coriolanus Snow como um ditador idosos sanguinário sem escrúpulos, vemos como ele perseguiu , matou e foi cruel e também vemos o seu fim.

Pôster brasileiro Jogos Vorazes:A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes (imagem: internet)

O longa acompanha o jovem Coriolanus Snow, da elite de Panem no pós guerra. Os pais de Coryo morreram na guerra - Os Dias Sombrios - e agora ele perdeu tudo a quem amava, tendo de morar com seu velha avô e sua prima Tigris - Tigris inclusive aparece nos longas de Jogos Vorazes, como uma vendedora de uma loja em uma fantasia de Tigre, que ajuda Katniss e os outros a se esconderem na loja dela - A família de Coryo se encontra em estado de pobreza, mas Coryo tem esperanças que as coisas melhorem.

Ele estuda na Academia da Capital para filhos da elite, e vai ser mentor na 10° edição dos Jogos Vorazes. Logo no começo do filme já temos muitas cenas desnecessárias na minha opinião, Tom Blyth não tem o físico ideal para fazer este tipo de cena. Outra coisa que me incomodou no filme foram os nomes dos personagens, havia tantos nomes estranhos. Suzanne Collins deveria ter maneirado nesta questão dos nomes.

Quando Coryo vai sair de casa, a Lady-vó desastrada dá uma rosa para ele por na lapela do casaco, e ele desastrado se corta com o espinho da rosa. Entretanto, no longa a melhor amiga do Coryo é Clemência, já no livro é o Sejanus, o Sejanus até aparece e fala mais não chega a papear com o Coryo. Senti que havia muita tensão e nervosismo no ar em algumas cenas, como quando o Coryo vai para a academia acompanhar a Colheita - que é a seleção dos participantes do Jogos Vorazes - daí a Dra. Graul, que é a vilã do longa aparece para anunciar o início da colheita e apresentar o criador dos Jogos Vorazes, o reitor Casca Highbottom, que é um anão.

O Reitor Casca Highbottom criou os Jogos Vorazes como uma punição aos distritos pela rebelião que aconteceu nos Dias Escuros. Para lembrar aos distritos que quem manda é A Capital, e eles não devem se rebelar. Mesmo que o Sejanus questione a Dra. Graul sobre isso, e ainda insinue que isso não vai ajudar, tentando calar a voz dos rebeldes. A Dra. Graul quer que os distritos entendam que eles não tem escapatória.

Viola Davis entregou tudo como Dra. Graul, ela conseguiu transmitir maldade, pavor e crueldade com sua atuação. A Vilã mais icônica da saga, claro não tanto quanto o próprio Coriolanus Snow, que matava diretamente. Já a Dra. Graul é uma vilã mais calculista, estrategista, manipuladora. Ela faz as maldades para atingir diretamente os mais ingênuos sem que ninguém perceba que foi ela.

Todos os mentores assistem a cerimônia da Colheita, até chegar a vez do Distrito 12. Coryo vai ser mentor da garota do Distrito 12, ele fica paralisado, quase sem reação enquanto assiste a tudo. Nesta parte, surge a Rachel Zegler como Lucy Gray Baird, ela foi a escolhida do Distrito 12, e assim que chamam seu nome, ela caminha lentamente até o pódio enquanto escuta uma mulher de cabelo ruivo sorrindo enquanto diz "Quero ver como vai escapar dessa agora". Ela obviamente odeia Lucy Gray e estava torcendo pela morte dela, Lucy Gray é rápida em dar uma lição na mulher, tirando uma cobra do bolso e colocando no vestido da mulher sem que ela veja. Logo depois, a moça começa a gritar e fazer um escândalo no meio da multidão, gritando para tirarem a cobra da roupa dela.

A cena é muito parecida com a descrita no livro, com exceção da roupa da Lucy Gray, que era bem mais colorida e vibrante, inclusive a Clemência faz um comentário sobre isso " Ela é um palhaço?" por conta da roupa muito colorida da Lucy. Assim que ela chega ao pódio leva um tapa de um pacificador por ter armado uma confusão no meio da multidão, Lucy cai por cima do pódio e começa a cantar. Simplesmente, achei a cena muito dramática sem noção, Lucy Gray queria chamar atenção.

Cena do filme A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes ( imagem: internet)

Quando finalmente os tributos são colocados no trem e levados para estação, o Coryo vai levar uma rosa para recepcionar a cantora. Daí rola algo muito louco, Lucy Gray começa a flertar com o Coryo chamando de lindo, gatinho e ela é sem noção e come as pétalas da flor que o Coryo deu para ela. Não curti tanto esse casal, tipo acho que a Lucy daria mais certo com o Sejanus, sinceramente quando li o livro e vi o filme gostei mais do Sejanus do que do Coryo. Porque já sabemos quem o Coriolanus se tornou, aquele ditador que matou muita gente. Então acho que de nada adianta tentar entender como ele virou ditador, porque nada justifica você fazer aquilo, a não ser que você seja mal mesmo.

Rachel Zegler e Tom Blyth interpretam Lucy Gray e Coriolanus Snow respectivamente em A Cântiga dos Pássaros e das Serpentes (imagem: internet)

Teve uma cenas do filme que deixaram a desejar, pois Tom Blyth não tinha o físico ideal, se pudesse escolher eu preferia ver Zack Efron ou Noah Schnapp como Coriolanus Snow. Já a Rachel Zegler faltou mais sensibilidade,mais carinho para interpretar, a atuação dela as vezes é muito mecânica. Rachel Zegler inclusive vai interpretar Branca de Neve no live action da animação em 2025, mas o longa ainda sofre com críticas e discussão entre os atores, Gal Gadot que fará a Rainha Má e Rachel Zegler tiveram um desentendimento que deu o que falar. Alguns trechos do filme gravados por fãs mostram que novamente Rachel Zegler vai entregar uma atuação fraca. Particularmente, acho um grande erro darem o papel de protagonista do longa para uma atriz latina com uma atuação tão ruim, é um grande desafio já que Rachel Zegler não consegue entregar uma atuação natural. Há muitas críticas sobre o novo visual da protagonista, sendo comparada até a um personagem da animação Shrek da DreamWorks.

Voltando a cantiga, como se trata de um filme do universo Jogos Vorazes há diversas mortes ao longo do filme, e algumas referências a trilogia, em uma cena que Coryo e Lucy Gray estão numa campina juntos, Lucy colhe uma planta chamada Katniss, que é um tubérculo. Katniss é justamente o nome da protagonista dos longas de Jogos Vorazes. Outra referência é a cena em que um homem chamado Aldo vai ser enforcado - ele foi acusado injustamente de ter matado Mayflower - e cantam a canção "Árvore Força", essa canção era cantada por Katniss no filme Jogos Vorazes:A Esperança.

No geral, o filme foi mediano. Esperava mais referências, novos personagens mais intrigantes, e que meu personagem favorito não tivesse morrido. Não posso dizer mais porque seria um baita spoiler. Há um grande período de tempo entre o filme e o primeiro filme da saga Jogos Vorazes, mesmo após o fim do filme, ainda ficam algumas questões em aberto. Lucy Gray não aparece na saga principal, e fica a dúvida do que aconteceu com ela. Ela era cantora de uma trupe de músicos O Bando. Também não fica claro o que fez Tigris e Snow se afastarem, na saga principal Tigris aparentemente odeia Snow, enquanto aqui ela o apoia como sua prima. Não fica claro a causa desse desentendimento familiar entre eles.

Assim como no livro, temos três partes que subdividem o filme. Na primeira parte O Mentor entendemos quais as circunstâncias levaram Coriolanus Snow a ser mentor de Lucy Gray Baird nos Jogos Vorazes, e o que aconteceu com seus pais, como surgiu a idéia dos Jogos Vorazes e quem foi seu criador, como vivia a elite da Capital após os Dias Escuros, além de como eram os primeiros jogos vorazes - substancialmente distinto - e o começo dos Jogos. Na parte dois e parte três, são os Jogos Vorazes e o que aconteceu depois deles. Não posso dizer o que acontece na parte três porque é um baita Spoiler.

 Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes é um prelúdio intrigante mas que não agrega muita coisa ao que já sabemos do universo de Jogos Vorazes. Senti muita falta de ter alguma aparição da Katniss, Peeta e Gale da trilogia, mas não teve principalmente porque pela ordem cronológica eles nem tinham nascido ainda. Mas ainda acho que a autora podia ter "dado um jeito" de fazer o Crossover dos dois mundos acontecer, o Coryo ou a Lucy Gray podiam ter sonhado com a Katniss, ou ela pudia ter aparecido numa alucinação do Coryo, a Lucy podia ter ido consultar uma cartomante que ia mostrar a ela que no futuro, Katniss iria conseguir acabar com os Jogos. Mas não, nenhuma aparição de Katniss, Peeta nem Gale. Agente ama os personagens da trilogia mas como eles não estão no novo filme, e como entrar num novo mundo onde eles ainda não nasceram. Desde que a autora Suzanne Collins anunciou o prelúdio de Jogos Vorazes, lá em 2019 eu esperava que seria uma nova história sobre os pais da Katniss, mas a autora pegou o vilão e tentou transformar ele em mocinho - não mocinho, mas tentou contar a história de como ele virou ditador- e sumiu com os protagonistas que amávamos. Como disse anteriormente A Cântiga não agrega muito na história, e é um prelúdio que segue uma linha contrária ao da trilogia. Vale a pena assistir, tem uns momentos chatos,outros tensos, e finalmente,se você gosta desta saga não perca.

Foi anunciado que em 2025, Suzanne Collins vai lançar mais um prequel da saga, desta vez, a história vai se passar na edição em que Haymith Albernath, o mentor de Katniss Everdreen foi o vencedor dos Jogos Vorazes, precisamente na 50° edição, o novo livro vai se chamar "Sunrise on the Reaping" (literalmente: Nascer do Sol na Colheita). Rumores apontam que o ator Tanner Buchanan estaria interessado em interpretar o jovem Haymith no novo longa. Agora é esperar para ver, nós vamos te atualizando por aqui. 

Um beijo, tchau.

domingo, 13 de outubro de 2024

Notícias: Furacão Milton causa estragos e deixa mortos nos Estados Unidos



Breaking News: De acordo com informações divulgadas pela BBC News, a passagem do furacão Milton pelo estado americano da Flórida na quarta-feira (9/10) e madrugada de quinta-feira (10/10) deixou rastros de destruição e pelo menos 17 mortos.

(Imagem Créditos BBC News)

O Furacão Milton foi embora da Flórida em direção ao Atlântico, conforme as equipes de resgate trabalham nos locais atingidos o número de mortos e feridos pode aumentar.

Ele atingiu a Flórida duas semanas depois que o furacão Helene matou pelo menos 225 pessoas no mesmo estado, além de Geórgia, Carolina do Sul, Tennessee, Virgínia e Carolina do Norte (este o estado mais afetado). Centenas de pessoas continuam desaparecidas.

O Furacão Milton chegou a ser um furacão de categoria cinco (a mais grave) atingiu a Flórida com categoria três e depois foi rebaixado para categoria um.

As autoridades locais estão pedindo para que as pessoas não saiam para ver áreas afetadas, pois isso pode atrapalhar o trabalho dos socorristas.

O Milton trouxe tornados e inundações e ainda traz o risco de mais tempestades ao sul dos Estados Unidos.

O Governador da Flórida, Ron DeSantis disse que pelo menos 125 casas foram destruídas.Na cidade de St. Petersburg, a população está sem acesso à agua potável, porque foi necessário desligar o sistema de abastecimento por conta dos danos causados pelo furacão.

Todos os moradores foram aconselhados a ferver a água que usarem para beber, cozinhar e escovar os dentes.

Na mesma cidade, o telhado do estádio de Tropicana Field foi destruído e um avião atingiu o prédio do jornal Tampa Bay Times, mas não há registro de mortos e feridos nesse incidente.